Pais reclamam de fechamento de escola no Parque das Garças em Guará

Prefeitura alega que unidade atendia poucas crianças e que local não oferecia estrutura adequada

Escola Deosdete Mendes França Silva, no Parque das Garças, que será fechada por baixo número de alunos (Foto: Reprodução)

Andréa Moroni
Guaratinguetá

Pais de alunos do bairro Parque das Garças, em Guaratinguetá, estão protestando sobre a decisão da secretaria da Educação de fechar a escola do bairro e transferir os alunos para a escola do bairro Pingo de Ouro. A decisão foi anunciada durante a semana pela direção da escola do bairro.

Segundo os pais, a escola Emeief Professora Maria Conceição Freire Salles, no Pingo de Ouro, fica distante e as crianças teriam que acordar muito cedo para poder chegar na nova escola. Eles pedem que a Prefeitura reforme a escola Deosdete Mendes França Silva, no Parque das Garças.

Por meio de nota à imprensa, o Município informou que “a secretaria da Educação de Guaratinguetá está realizando a transferência dos alunos da escola Deosdete para a Maria Conceição em virtude do pequeno número de alunos, atualmente atendidos na escola, localizada no bairro Parque das Garças”.

Ainda de acordo com o texto, “os estudantes eram assistidos em salas multiseriadas (várias séries em uma mesma sala), com baixa convivência com crianças da mesma idade, sem poder participar de avaliações como a Prova Brasil, devido ao pequeno número de alunos”.

A secretaria ressaltou que, nos dias atuais, “as competências socioemocionais fazem parte da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), constituindo uma proposta de educação para o século 21. A convivência com outras crianças da mesma idade, em um ambiente múltiplo, com estrutura adequada, projetos, séries separadas, só traz benefícios”.

A prefeitura conclui a nota afirmando que “a transferência se deu pensando no bem estar emocional e pedagógico dos estudantes, que são a razão de existir da secretaria da Educação. Ressaltamos que haverá transporte escolar para os alunos, que não sofrerão nenhum prejuízo, ao contrário, terão novas e melhores oportunidades”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?