Política a conta-gotas…

Oportunidade

Felício Ramuth e Sylvio Ballerini

Quem aproveitou a presença do governador em exercício, Felício Ramuth, na região para iniciar as tratativas de mais recursos para Saúde de Lorena, foi o prefeito Sylvio Ballerini. E pelo ânimo de Sylvinho em conversa posterior com o superintendente da Santa Casa, Dario Costa, a proposta foi bem encaminhada com retorno previsto ainda para esse semestre.

 

 

 

Neutralizar ou somar?
Os politiqueiros da Praça de Pinda tentam equacionar a motivação da contratação do ex-deputado Padre Afonso, como adjunto de João Carlos Salgado, na recém formada Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos. A pergunta da galera é: “seria para neutralizar o prefeiturável em 2024 ou para somar mais um na galeria de vices para chapa de Ricardo Piorino?”

 

De onde não se espera, vem

Norbertinho e Vito Ardito

Enquanto as atenções dos palacianos de Pinda focam o processo seletivo para vice de Ricardo Piorino, o mercado político enxerga as candidaturas externas que poderão dificultar a sucessão de Isael Domingues. Na conta de alguns, Vito Ardito poderá ter um melhor resultado como vice de algum nome, a exemplo de Norbertinho, do que para prefeito; Rafael Goffi deverá decidir até o final do ano se continuará tucano (careira solo) ou se alinha partidariamente com Alckmin, somando com Erivelton Vela do PT. ‘Outros nomes’ deverão surgir como ‘ponta de lança’ de partidos, no afã de buscar espaço na futura Câmara.

 

Ganhando no grito!!!
Parece que o PSOL está ‘tirando o sono’ dos detentores de mandatos de Pinda, por ser o único partido que não abre possibilidade de acordos. Segundo observadores locais, os demais sempre dão um jeitinho de conversar, ainda que de forma subliminar, exceto o grupo da afilhada de Guilherme Boulos, a bem conhecida Erica Cândido – que marcou posição nas urnas, no ano passado, como candidata a deputada.

 

Temporada dos vices
Enquanto Regis Yasumura assume a caneta de Marcus Soliva em Guaratinguetá, Ricardo Piorino ‘se vira nos trinta’ para cobrir as férias de Isael Domingues em Pindamonhangaba. Já no Estado, Felício Ramuth assumiu o governo em substituição a Tarcísio – que cumpre agenda no exterior – promovendo encontro com os prefeitos do Vale.

 

Perguntar não ofende
O que de tão desastroso foi encontrado na ‘caixa preta’ da Apae de Pinda – sob intervensão, ao ponto de ninguém se predispor a falar sobre o assunto???

 

Tinta na caneta

Felício Ramuth, Pedrinho e Regis

Em mais um momento de Regis Yasumura no comando da Prefeitura de Guaratinguetá, coube a ele recepcionar o vice-governador Felício Ramuth e uma infinidade de prefeitos e políticos de ‘vários calibres’ no evento, que formalizou o convênio do Estado com o Hospital Frei Galvão, valendo um aporte de R$ 19,2 milhões para atendimento regional. Por pouco, a concorrência eleitoral, que também marcou presença, não pareceu mais nas fotos que o próprio anfitrião. Perguntem ao Coronelzinho!

 

 

Tinta na caneta II
Enquanto Regis Yasumura concentra sua agenda nestes dias – em substituição a Marcus Soliva – trabalho e política se confundem nas atribuições com notória atenção às obras da Codesg – leia-se João Vaz  e no Social, com atenção a Marco Evangelista; coincidentemente suas duas apostas para vice. Pelo menos esses são os comentários nos corredores da municipalidade…

 

Recurso imediato
Em mais um salto de qualidade e excelência, a direção da Santa Casa de Lorena informou mais quatro inovações para os próximos meses. De acordo com o superintendente Dario Costa, a criação de um Pronto Atendimento Infantil – para pacientes SUS e convênio; a implantação do sistema de hospitalidade em atendimentos; investimentos em ambiência nos espaços da unidade hospitalar e a criação de um escritório de qualidade – focado no selo de acreditação internacional. Essas, iniciativas  estão em andamento para curto prazo.

 

Criando musculatura
Rola pelo circuito político de Lorena, que o prefeito Sylvio Ballerini está focado em criar musculatura eleitoral para o embate do ano que vem, mudando e acrescentando algumas peças-chaves de sua equipe. Falam que na composição das duas novas secretarias, Planejamento e Juventude, Sylvinho pretende reforçar seu desempenho de atuação. E nas substituições de alguns secretários, garantir agilidade nos serviços prestados diretamente à população. Parece que desta vez a ‘tanga cai’…

 

Fatia do bolo
Com a região respirando turismo em várias modalidades, Sylvinho Ballerini pretende desvincular o Turismo da Cultura. A ideia é garantir para Lorena uma fatia do fluxo de turistas que transitam pelo Vale, criando a Secretaria de Turismo, que até então, não passava de um departamento da Cultura. A iniciativa agradou ‘quase que’ de forma geral o público consultado, porém, há ressalvas: na mão de quem estará a nova pasta???

 

Sequência
A reeleita mesa diretora da Câmara de Lorena cumpriu o protocolo de posse na última quarta-feira, durante uma sessão solene em que pelo menos sete vereadores não posaram para foto. Pelo que se ouviu, parte do pessoal da Praça Baronesa de Santa Eulália demonstrou de forma subliminar que segue em queda de braço interna, provavelmente por influência do gabinete da Avenida Capitão Messias. Há quem diga e aposte que isso não vai acabar bem. Perguntem ao Maurinho Fradique!!!

 

Calote de Natal
Se não bastasse ao prefeito de Aparecida, Luiz Carlos de Siqueira – o Piriquito, enfrentar a maior crise funcional da história da Prefeitura, que por determinação judicial teve que exonerar cerca de 170 comissionados numa canetada só, agora está enfrentado dificuldades no setor da Educação, com a empresa terceirizada contratada para gerar o atendimento à população. Disseram que o dinheiro tem ido mensalmente para o caixa da empresa, porém, não chegou nos contracheques dos funcionários. Imaginem como foi animador o final de ano desses funcionários, que ao invés de receber o pagamento levaram um calote explícito…

 

Aquecimento
Com o índice de aprovação popular do governo de Thales Gabriel ‘nas alturas’, o mercado político de Cruzeiro, principalmente a oposição, mantém um certo silêncio quanto às eleições do ano que vem, com exceção é claro, de Diego Miranda, que ainda se mostra indeciso sobre qual linha vai seguir: contra radical ou meio lá, meio cá. De forma discreta, o nome de Juarez Juvêncio já é mencionado como segunda via, seguido da incógnita de Marco Aurélio – se disputa ou não numa majoritária. Ah! Sobre Kleber Silveira, que tudo leva a crer que receberá a ‘bênção da reeleição’, segue na melhor campanha que um candidato pode fazer, trabalhando muito…

 

Teto máximo
Os professores da rede municipal de Cruzeiro estão comemorando o reajuste do piso salarial da categoria, segundo a observação do Ministério da Educação. O prefeito Thales Gabriel determinou teto máximo aos docentes – 14,96% – contrariando a Confederação Nacional dos Municípios, que tenta barrar o reajuste para evitar o caos de muitas cidades que não têm como acompanhar a nova realidade econômica.

 

Aumento real

Guilherme Carvalho

E por falar em política salarial, o prefeito de Silveiras, Guilherme Carvalho, surpreendeu novamente. Liberou aumento real de 15,79% a partir deste mês, a todos os servidores municipais. Isso mesmo, para todas as categorias do funcionalismo da Prefeitura – do gari ao escriturário, do agente de saúde ao servente de pedreiro – todos recebendo já no holerite do mês a grana reajustada. A Motolândia que lute para explicar porque na época deles não ocorria este fenômeno…

 

 

 

Assumindo o bastão

Fernando Frangão

Em fase de renovação na Liga de Futebol de Salão de Pinda, seus associados devem efetivar, nos próximos dias, o vice-presidente Carlos Fernando Reis – o Frangão, na presidência da entidade. Com um histórico de superação, Frangão é a esperança dos atletas para destacar a modalidade nos futuros campeonatos. Detalhe, enquanto muitos comemoram com Frangão a nova oportunidade, meia dúzia de políticos tremem nas bases, só em pensar que o novo presidente ‘saia melhor que a encomenda’…

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?