Pinda é segundo município do Brasil reconhecido com selo de Cidade Inteligente

Desde o ano passado, Prefeitura trabalhava para obter o recebimento da certificação máxima, em sistema que destaca ações entre tecnologia e acessibilidade a serviços

Isael Domingues e Piorino; gestão comemora certificação ISO Cidade Inteligente/Sustentável pela ABNT (Foto: Bruna Silva)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

O prefeito de Pindamonhangaba, Isael Domingues (PL), comemorou nesta semana o selo “Cidade Inteligente”. Desde o ano passado, a gestão trabalhava para conquistar a certificação ISO Cidade Inteligente/Sustentável pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Dessa forma, o município se torna o segundo no país a receber o credenciamento.

Ainda nesta semana a administração promoveu uma cerimônia para receber das mãos da ABNT o ISO 37.120 de indicadores de municípios e comunidades sustentáveis. “Essa certificação proporcionada pela ABNT nos faz elevar o nível de exigência para uma boa gestão dos serviços públicos oferecidos. Com a coleta de dados e catalogação que nos apresentaram nossos índices, obtivemos o nível Plantina, que é considerado o mais alto grau de certificação. Isso é importante para o nosso trabalho de atração de novos investimentos e mais importante do que a conquista será a manutenção desse nível de indicadores”, ressaltou o chefe do Executivo.

A associação considerou o padrão normativo internacional, usado em mais de 160 países. A certificação que Pinda recebeu está nas mesmas diretrizes e padrões indicativos de Londres, Paris, Cidade do Cabo, Santiago e Buenos Aires. O conceito de cidades inteligentes está atrelado ao uso de tecnologia para desenvolver a eficiência política a economia com foco no desenvolvimento. Desde 2020, Pinda passa por uma revolução tecnológica no atendimento à população, com destaque para o 1DOC que permite a criação de solicitações por meio digital e a iniciativa “Prefeitura Sem Papel” que gerou economicidade aos cofres públicos, assim como agilidade nos protocolos. Além de Wi-fi público, ouvidoria digital e câmeras de monitoramento.

Entre os responsáveis pela ação, está o secretário de Tecnologia, Inovação e Projetos, Danilo Velloso. Ele destacou que o objetivo é melhorar os serviços públicos e consequentemente a vida dos pindamonhangabenses. “É através da tecnologia e da inteligência que você economiza, que conquista mais recursos para implementar e fazer a cidade crescer e se desenvolver mais”, finalizou.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?