Cidades da RMVale fortalecem campanhas de vacinação contra a meningite C

Trabalho dos municípios busca imunizar profissionais e estudantes da área da saúde, além de adolescentes

Vacinação contra a Meningite C; RMVale reforça campanha para jovens e crianças (Foto: Arquivo Atos)

Bruna Silva
RMVale

A RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) iniciou, neste mês, o processo de fortalecimento da campanha de vacinação contra a meningite C. O público alvo são profissionais e estudantes da área da saúde, assim como adolescentes.

De acordo com os especialistas, a meningite C possui sinais semelhantes aos de uma gripe comum, fazendo com que o diagnóstico seja mais difícil. Por isso, é essencial que cidadão esteja atento aos sintomas como: rigidez na nuca, febre alta, dor de cabeça, manchas na pele, confusão mental, dor de garganta, vômitos e náuseas; além de cansaço, irritação e falta de apetite. O meio mais de se prevenir contra doença é com a vacinação, que pode ser administrada a partir dos três meses de idade.

Em Pindamonhangaba, a vacinação é feita diariamente em todas as unidades de saúde até 28 de fevereiro ou enquanto durar o estoque municipal. A responsabilidade sobre a quantidade de vacinas e a definição do público é do Ministério da Saúde e da secretaria Estadual de Saúde. A expectativa é que trabalhadores da saúde e adolescentes entre 15 e 19 anos sejam imunizados. É necessário apresentar RG, CPF e carteira de vacinação.

Ainda nesta semana, Guará ampliou o público buscando imunizar também os adolescentes do município. Pois, de acordo com a Prefeitura “são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença na comunidade”. O imunizante também está disponível para crianças a partir dos três meses com reforço de um ano e outro reforço entre 11 e 14 a nos. Aqueles que não foram vacinados, assim como que estão com esquema incompleto, entre 1 e 10 anos de idade podem buscar a unidade de saúde mais próxima para avaliação e vacinação.

Já no Litoral Norte, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Caraguatatuba estão disponíveis, das 8h às 16h30, para atualização da carteira vacinal. É preciso levar documento com foto, as unidades aptas para a imunização podem ser conferidas no site da caraguatatuba.sp.gov.br.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?