Cruzeiro registra caso de meningite bacteriana em criança

Menino de cinco anos está internado na Santa Casa com quadro estável; doença tem aumento de 27% no estado

Hospital Santa Casa de Cruzeiro, que registrou um caso de meningite bacteriana (Foto: Arquivo Atos)

Andréa Moroni
RMVale

A secretaria de Saúde de Cruzeiro informou, na manhã desta quinta-feira (19), que uma criança da cidade foi diagnosticada clinicamente com meningite bacteriana. O menino de quatro anos está internado na Santa Casa, recebendo todos os cuidados necessários e tem o quadro estável. É o primeiro caso da doença registrado na cidade esse ano.

Em nota, a Prefeitura ressaltou a importância de se procurar ajuda médica em caso do aparecimento dos seguintes sintomas como febre alta, mal-estar, vômitos, dor forte de cabeça e no pescoço, dificuldade para encostar o queixo no peito (teste tradicional para indicar o risco da doença) e, ocasionalmente, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo.

Pela região, em agosto, duas crianças morreram com diagnósticos de meningite em Guaratinguetá. No dia 29 de agosto, o menino Saulo Emanuel de Carvalho Maydana, de seis anos, faleceu depois de ter o caso tratado a princípio como virose. No início do mesmo mês, uma menina de nove anos também morreu vítima da doença.

Em setembro, Lorena registrou três casos suspeitos de meningite também em crianças. Segundo o secretário de Saúde, Adailton José Pinto, todos casos foram descartados.

Segundo dados da secretaria de Estado da Saúde, de janeiro a 25 de setembro de 2023, foram confirmados 4,2 mil casos e 332 óbitos para todas as meningites no estado de São Paulo. No mesmo período do ano passado, foram 3,3 mil casos e 335 óbitos, o que representa um aumento de 27,27% nos casos confirmados da doença.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?