Casos de meningite assustam região que reforça Campanha de Multivacinação

Foco é proteger as crianças contra doença que tem crescimento de registros; pesquisa aponta que 13% dos pais afirmam que não vacinaram seus filhos

Mutirão vacinal na cidade de Cruzeiro; região em alerta para casos de meningite (Foto: Arquivo Atos)

Andréa Moroni
RMVale

O Governo do Estado de São Paulo está realizando a campanha de multivacinação voltada para crianças e adolescentes de até 15 anos, com objetivo de aumentar os níveis de cobertura vacinal nesse público. Até 31 de outubro, uma busca ativa está sendo realizada pelos municípios para identificar vacinas atrasadas nas carteiras de imunização.

A campanha é necessária porque o índice vacinal está abaixo do considerado adequado pelo Ministério da Saúde. Outro dado que preocupa é que um estudo da Rede de Pesquisa Solidária da USP (Universidade de São Paulo) e da Fundação José Luiz Egydio Setúbal mostra que 13,3% dos pais afirmam que não vacinaram seus filhos nas ações de imunização. Já 83% daqueles com filhos de qualquer idade afirmaram a adesão.

Considerando somente os pais de crianças e adolescentes com idade igual ou menor a 14 anos, 98% afirmam que os filhos participaram de todas as campanhas para doenças imunopreveníveis da infância. A mesma proporção reconhece as vacinas como importantes e eficazes na proteção de doenças infecciosas, como a meningite.

A doença tem sido uma preocupação em cidades da região. Guaratinguetá, Cruzeiro e Lorena tiveram casos da doença nesse ano e estão aproveitando a Campanha de Multivacinação para regularizar a situação vacinal das crianças.

Duas crianças morreram com meningite em Guará. No dia 29 de agosto, o menino Saulo Emanuel de Carvalho Maydana, de 6 anos, faleceu depois de ter o caso tratado a princípio como virose. No início do mesmo mês, uma menina de 9 anos também morreu vítima da doença. Segundo a secretaria de Saúde, mais um caso suspeito foi registrado nesse mês e está aguardando o resultado do exame. A pasta está aproveitando a campanha estadual para intensificar a vacinação e regularizar o esquema vacinal dos menores.

O menino de 4 anos, que estava internado, na Santa Casa de Cruzeiro, com meningite bacteriana já recebeu alta. Segundo a secretária de Saúde, Bruna Xavier, durante a Campanha de Multivacinação está sendo aplicada a vacina contra a Meningite C nas crianças com 3 e 5 meses e o reforço com 12 meses.

A secretaria da Saúde de Lorena já registrou um caso de meningite em criança em fevereiro e outros cinco casos suspeitos entre setembro e outubro, que foram descartados. A Prefeitura está fazendo a busca casa a casa de crianças com a cadernetas de vacinação se realizando na cidade, em todos os sábados de outubro, sempre das 8h às 16h30, na praça Dr. Arnolfo de Azevedo e em diversos bairros, a Campanha de Multivacinação A vacinação acontece também em todas as UBS (Unidade Básica de Saúde) e nas ESF (Estratégias Saúde da Famílias), com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30.

A Prefeitura de Piquete alertou em suas redes sociais para o aumento de casos leves de Covid -19 na cidade e pede que a população faça a regularização vacinal durante a Campanha de Multivacinação que termina no final do mês. Em relação a meningite, a secretaria de Saúde informou que um caso suspeito foi registrado no município. Uma criança de 12 anos, que chegou a ser internada na Santa Casa de Lorena, mas já recebeu alta.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?