Lorena ganha gabinete integrado para combate à criminalidade
Órgão aprovado na última sessão da Câmara passa a atuar com participação de forças de segurança, Justiça e Ministério Público
Andréa Moroni
Lorena
Lorena passa a contar com um gabinete de Gestão Integrada para ajudar no combate à criminalidade. O projeto de lei do Executivo foi aprovado pelos vereadores, na sessão da última segunda-feira (21), e promete oferecer uma abordagem mais eficaz e coordenada na segurança pública, evitando sobreposição de ações e melhorando a resposta a situações de crise.
O projeto estabelece uma série de iniciativas, que devem ser desenvolvidas em conjunto com vários órgãos de segurança do município, com auxílio da Justiça e do Ministério Público do Estado de São Paulo. O gabinete será vinculado diretamente ao gabinete do prefeito Sylvio Ballerini (PSD) e contará com o suporte de um grupo de atuação, formado por um coordenador-geral, coordenador-executivo e um assessor de coordenação.
O secretário de Segurança, Marcos Antônio de Oliveira, explicou que o gabinete funcionará como uma estrutura organizacional e que serão realizadas reuniões periódicas com os órgãos que compõem o órgão para deliberar sobre eventuais infrações penais e administrativas. Com a integração desses órgãos, cada um em sua esfera de atribuição, vamos procurar fazer frente às necessidades que afligem a população, resultando em uma resposta mais coordenada e eficaz às demandas da sociedade”.
Participam do gabinete o secretário de Segurança, representantes da Defesa Civil, GCM (Guarda Civil Municipal), Polícia Civil, DDM (Delegacia de Defesa da Mulher, 1ª Companhia da PM de Lorena, 23º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Polícia Rodoviária Militar, Polícia Rodoviária Federal, Judiciário e do Ministério Público Estadual.
Oliveira destacou que as ações do gabinete serão tomadas após o diagnóstico do problema. “Depois desse diagnóstico serão adotadas ações dentro das atribuições de cada órgão envolvido e que possa fazer frente a demanda apresentada”.
Dados da secretaria de Segurança Pública do Estado sobre a criminalidade em Lorena, até agosto, mostram que os homicídios ainda estão em alta na cidade, com oito ocorrências; 11 tentativas de homicídio; 166 lesões corporal; 11 estupros; oito estupros de vulneráveis; 115 roubos; 353 furtos; 27 furtos de veículos.
“É importante salientar que o objetivo desse gabinete é a integração dos órgãos e a respectiva atuação nas questões da Segurança Pública, e com as ações, diminuir indicadores criminais, bem como fortalecer a percepção de segurança da população lorenenses”, concluiu o secretário.