Romaria de homens no Santuário é primeira aposta para economia de Aparecida no ano

Comerciantes e hoteleiros estão otimistas para receber devotos mesmo sem projeção de movimento da Basílica; em 2020, foram mais de 84 mil participantes

Movimentação de homens no comércio de Aparecida; setores esperam por crescimento durante o Terço dos Homens (Foto: Beatriz Bedendo)

Beatriz Bedendo
Aparecida

Após dois anos afetado pelas regras do período de pandemia do Covid-19, o Santuário Nacional de Aparecida terá seu primeiro grande evento no ano de 2023. A Igreja organiza a 15ª Romaria do Terço dos Homens, que será realizada entre os dias 10 e 12. Fora dos muros da Basílica, a cidade se prepara para receber milhares de romeiros, aumentando a expectativa no comércio.

O evento tem ganho destaque nos últimos anos. Antes da pandemia, em 2020, o Santuário Nacional chegou a acolher 85 mil devotos de todo o país. Com a paralisação devido à limitação com o novo coronavírus, as duas últimas edições foram prejudicadas.

Em 2021, o encontro foi realizado de forma virtual. No ano seguinte, o evento seguiu protocolos sanitários e com número reduzido de peregrinos. Já neste ano, a expectativa para os comerciantes e hoteleiros é alta.

Segundo a presidente da Associação Comercial e Industrial de Aparecida, Paloma Magalhães, o 15º Terço dos Homens é aposta para alavancar o movimento. “Com a Romaria do Terço dos Homens, esperamos que o movimento não seja tão fraco no mês de fevereiro. Ficamos praticamente dois anos sem por conta da pandemia”, lembrou.

Para a rede hoteleira da região, a ideia também é obter aumento na romaria, mas o vice-presidente do Sinhores (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares Aparecida e Vale Histórico), Valdecir Henrique, lembrou que é importante estar otimista, mas é preciso ser realista. “A gente não tem uma expectativa concreta porque nós usamos os dados do Santuário e eles não vêm fazendo estatísticas desde 2020. Esperamos uns 60% da última estimativa”.

Neste ano, comerciantes e hoteleiros não contam com a estimativa realizada pelo Santuário. O dado de projeção não tem sido divulgado desde 2020 (ano em que a pandemia foi estabelecida).

Valdecir Henrique revelou que não ter esses dados atrapalha “porque a gente fica sem um norte, a gente se prepara sempre para o melhor, mas quantos? A gente não tem um número oficial para se embasar”, avaliou.

Para a lojista Maria Lina, a expectativa continua alta mesmo sem a estimativa realizada pelo Santuário. “Com a previsão, ficamos mais preparados, mas a expectativa é boa. Afinal, é o primeiro Terço dos Homens sem restrição”, exaltou.

Fé – O Terço dos Homens é um movimento de grupo de homens que se reúnem para orações, em paróquias e comunidades da Igreja Católica de todo o Brasil. A Romaria foi iniciada em 2009, por meio da iniciativa do coordenador de um grupo de Terço da Cidade de Campestre, em Minas Gerais. No primeiro ano de encontro, foram seiscentos homens reunidos em Aparecida. Desde 2014, a cidade recebe mais de 34 mil devotos para o movimento do Terço dos Homens. Somente em 2020, foram 84 mil peregrinos.

As atividades do evento incluem uma procissão luminosa, vigília na Capela do Santíssimo, missa campal, Consagração à Nossa Senhora Aparecida e shows musicais.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?