Câmara de Guará tem “dia D” sobre pedido de reintegração de Celão

Ex-vereador alega que processo judicial suspenso pelo Supremo e aprovação das contas pelo TCE devem convencer vereadores na quarta-feira

Celão, que espera voltar à Câmara após análise dos vereadores sobre pedido; sessão decisiva na quarta-feira (Foto: Arquivo Atos)

Andréa Moroni
Guaratinguetá

A Câmara de Guaratinguetá analisa na próxima quarta-feira (4) o pedido de reconsideração impetrado pelo ex-vereador Marcelo Coutinho, o Celão (PSD). Ele teve o mandato cassado, em junho de 2022, sob a acusação de fraudes em contratos de dedetização na sede do Legislativo, no período em que era presidente, entre 2019 e 2020.

O presidente da Câmara, Pedro Sanini (PSC) revelou que durante a sessão será lido o pedido apresentado pela defesa do ex-vereador, que depois será votado pelos parlamentares. “Não haverá espaço para manifestação do advogado de defesa ou do próprio Celão”.

A Câmara recebeu, no último dia 6, o requerimento da equipe jurídica do ex-vereador. O documento foi lido na sessão da segunda-feira (11). Após a leitura, Fabrício da Aeronáutica (MDB) solicitou um prazo de 15 dias úteis para a análise do requerimento. Pedido que foi acatado por unanimidade no plenário.

A defesa do ex-vereador elaborou o requerimento pedindo a revogação da decisão que cassou seu mandato, após o STF (Supremo Tribunal Federal) ter acatado, por unanimidade, o relatório do ministro André Mendonça, que solicitou a paralisação do processo alegando cerceamento de defesa.

Celão disse que está otimista e espera aprovação do pedido de reconsideração. “Espero que seja julgado o fato em si e não a pessoa”. Outra decisão que anima o ex-vereador a retomar seu mandato é a aprovação das contas de 2020 da Câmara pelo Tribunal de Contas do Estado. “Na última sexta-feira (22), o TCE aprovou as contas de 2020. Então todas as finanças desse período estão de acordo segundo o tribunal e foram justamente essas contas que levaram à minha cassação”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?