Educação de Lorena implanta salas de lactário em três creches

Criação de espaço na rede municipal quer incentivar o aleitamento materno até os dois anos; proposta é ampliar assistência

Nova sala de lactário em creche de Lorena; espaços são implantados para facilitar amamentação (Foto: Reprodução)

Andréa Moroni
Lorena

Os CMEI’s (Centros Municipais de Educação Infantil) de Lorena terão salas de lactário para incentivar o aleitamento materno dentro das unidades. A proposta da Prefeitura é facilitar o dia a dia das famílias. Segundo o Ministério de Saúde, o aleitamento materno deve ser exclusivo até os seis meses de vida e recomendado até os dois anos do bebê.

Na última quarta-feira (27), a secretaria de Educação entregou três salas de lactário na creche Professora Norma Paes Tavares de Andrade, no bairro São Roque; Professor Paulo Pereira dos Reis, no Cidade Industrial e na Professora Maria Nazareth Barbosa Marcondes, no bairro Jardim Primavera.

Nesses lactários, as mães receberão orientações sobre a forma correta de coleta, armazenamento e transporte do leite materno. As salas contam com poltronas para amamentação, geladeira para armazenamento do leite, micro-ondas, copos para as crianças, além de pia e utensílios de higiene.

Segundo a secretária de Educação, Sônia Aquino, as mães deverão entregar, no horário de entrada das crianças, o leite em recipiente específico, esterilizado e identificado para uso no dia. “A funcionária responsável vai conferir se a forma de transporte está correta, se o frasco está devidamente identificado com nome e sala do aluno e armazenar o leite sob temperatura controlada”.

Sônia explicou que está sendo realizado um estudo de espaço adequado dentro dos CMEI’s para instalação dos lactários. “Já foram adquiridas todas as poltronas de amamentação e os equipamentos são da empresa terceirizada de alimentação escolar. Já está tudo disponível, apenas esperando a verificação do espaço físico pois a maioria dos CMEIs não possuem um local específico para esse uso”.

A secretária revelou que se tudo ocorrer dentro do previsto, até dezembro, estarão instalados lactários nas creches em que forem identificados espaços disponíveis para adaptação.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?