Plantão da Delegacia Seccional de Cruzeiro passa a funcionar 24 horas

Plano desloca 3º Distrito Policial o plantão da Seccional; para focar investigações, outros dois distritos, DIG e Dise não terão mais atendimento ao público

Trabalho das polícias Civil e Militar, em Cruzeiro; estrutura de delegacias terá mudanças na cidade (Foto: Reprodução)

Thales Siqueira
Cruzeiro

As delegacias de Cruzeiro passarão por uma reestruturação em reforço ao combate à criminalidade que atinge o município. A partir do próximo dia 3, o plantão policial da Delegacia Seccional de Cruzeiro passa a funcionar 24 horas por dia, enquanto as demais delegacias não terão mais atendimento ao público e focarão nas investigações.

De acordo com o delegado seccional, João Paulo de Oliveira, a mudança faz parte de um plano que vai se desdobrar nos próximos três anos e deve causar reflexo no funcionamento das outras delegacias. As demais delegacias da cidade consigam focar exclusivamente nas investigações e inquéritos para que possam ter uma maior eficiência dos esclarecimentos, prisões, apreensões de objetos e operações. As delegacias 1º Distrito Policial, 2º Distrito Policial, a DIG (Delegacia de Investigações Gerais) e a Dise (Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes) não farão mais atendimento ao público.

“O primeiro, o segundo (distrito), a DIG, a Dise que antes atendiam o público durante o expediente delas, faziam flagrante, faziam ocorrência, faziam tudo, agora eles vão focar somente na investigação, vão tocar só em inquérito policial. As investigações vão ganhar mais qualidade, pois a gente vai concentrar o atendimento ao público em um plantão só, esse é o nosso objetivo”.

Segundo Oliveira, o plantão terá atendimento ao público e apresentação de ocorrências pelo período de 24 horas durante todos os dias da semana. Outra mudança é que, a partir do próximo dia 3, o 3º Distrito Policial, que atualmente funciona na rua dos Palmares no bairro Vila Brasil, encerrará suas atividades no local e os policiais da unidade serão redistribuídos para as outras delegacias com o intuito de racionalizar o uso dos recursos humanos e materiais.

“Cruzeiro tem 74 mil habitantes e sete delegacias de polícia. Cada delegacia tem seu quadro de funcionários e viaturas. A gente chegou à conclusão que precisava dar uma racionalizada na distribuição, porque tinha delegacia com muito inquérito e o terceiro distrito tinha pouca coisa. A ideia foi deslocar o terceiro (distrito), que é a delegacia com menos procedimentos, para o plantão da Seccional. Nós mudamos a atribuição dela, ela só vai registrar ocorrências”, frisou Oliveira, que destacou ainda que o terceiro distrito não está sendo fechado, apenas deslocado para outro espaço. “Eu não estou fechando a delegacia, eu não posso fechar a delegacia. Só quem fecha delegacia é o Governador. Eu estou deslocando, estou mudando a sede da delegacia. Tirando ela de um bairro e colocando em outro”.

Ainda de acordo com o delegado, a segunda fase do plano prevê a reforma do primeiro distrito, no primeiro semestre de 2024. O projeto e a verba destinada para as obras já foram aprovados. A meta é construir um prédio de três andares e montar uma central de Polícia Judiciária no espaço. “Todas as delegacias da cidade vão passar a operar nesse prédio e nós vamos ter um plantão muito mais estruturado. As obras já estão no plano de metas da secretaria de Segurança Pública”.

A DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) continuará fazendo os atendimentos normais.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?