Seccional de Cruzeiro lança “Sentinela” como reforço no combate ao tráfico de drogas

Moradores podem interagir em tempo real com os policiais e realizarem denúncias; Cruzeiro ocupa quarta posição do ranking das cidades mais violentas da RMVale

O delegado João Paulo de Oliveira explica novo programa; moradores podem fazer denúncias anônimas (Foto: Kassiane Ribeiro)

Thales Siqueira
Cruzeiro

A cidade de Cruzeiro ganhou mais um reforço no combate à criminalidade. A Dise (Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes) lançou, na última quinta-feira (1), o programa “Sentinela”, elaborado para receber denúncias anônimas de moradores sobre possíveis suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas.

O delegado seccional de Cruzeiro, João Paulo de Oliveira, fez um apelo à população da cidade pedindo que os moradores ajudem no combate ao tráfico. Ele contou que através do programa criado, os cruzeirenses poderão interagir em tempo real com os policiais da Delegacia, conseguindo encaminhar fotos, vídeos e áudios que auxiliem nas investigações. “Por meio desse programa é possível que cidadãos denunciem pelo Whatsapp a prática de tráfico de drogas”, destacou Oliveira.

Os moradores que desejarem contribuir com informações devem entrar em contato através do whatsapp (12) 3143-2010 para realizarem denúncias anônimas. O delegado frisou que as pessoas podem ajudar, sem nenhum receio, no combate ao tráfico de drogas, pois ele garante o anonimato dos colaboradores e o sigilo das informações.

Oliveira afirmou ainda que o programa “Sentinela” por permitir interações em tempo real com a Seccional facilita os trabalhos dos policiais. “É um programa diferente do disque 181, em que as informações vão para a secretaria de Segurança e depois somente retornam para a Delegacia. Contamos com a colaboração de todos cidadãos de bem de Cruzeiro que estão cansados do tráfico de drogas”.

Em levantamento divulgado pela secretaria de Segurança Pública do Estado, a RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) segue como a região mais violenta do interior paulista. De janeiro a dezembro de 2023 foram contabilizados 322 assassinatos na região. Cruzeiro ocupa a quarta posição do ranking, com 29 vítimas, ficando atrás de Taubaté (30), Caraguatatuba (32) e São José dos Campos (46).

Até o mês de novembro, Cruzeiro e Caraguatatuba estavam empatadas na segunda colocação do Ranking Regional com 29 mortes violentas cada.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Doutor José Antônio de Paiva, a pasta continuará apoiando as Polícias Civil e Militar em operações diversas para ajudar no combate ao tráfico de drogas e à criminalidade.

“Estamos no caminho certo e a junção de esforços entre as forças de segurança trarão cada vez mais sucesso e, consequentemente, a queda dos índices de criminalidade, tal qual vem acontecendo nos últimos três anos”, afirmou Paiva.

Reforço – Segundo o delegado, outras medidas estão sendo tomadas para melhorar a segurança em Cruzeiro, entre elas a ampliação de imagens de câmeras do COI (Centro de Operações Integradas), a participação em projetos do Governo Federal, como “Escolas mais Seguras”, e de projetos do governo estadual, como a “Muralha Eletrônica”. Além disso, existe a pretensão de realizar um concurso público para ingresso de novos GCMs.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?