Região não tem previsão de receber doses da vacina contra a dengue

Apenas 11 cidades paulistas são contempladas com o imunizante; Governo Federal projeta vacinar 3,2 milhões de brasileiros neste ano

Frascos da vacina Qdenga, produzida pelo laboratório japonês Takeda Pharma; região aguarda doses (Foto: Reprodução EBC)

Lucas Oliveira
RMVale

Apesar de contar com diversos municípios em situação preocupante, a região não será contemplada pelo Governo Federal na distribuição do primeiro lote de vacinas contra a dengue. A área não será atendida na fase inicial da ação de imunização, pois não atende aos requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Aposta do Governo Federal para evitar novas mortes por dengue, a vacina Qdenga, produzida pelo laboratório japonês Takeda Pharma, terá suas primeiras 1,2 milhão de doses distribuídas neste mês para 521 cidades brasileiras, sendo 11 paulistas. Pertencentes à região do Alto Tietê, os únicos municípios contemplados no estado serão Arujá, Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano.

Segundo o Governo Federal, o imunizante nesta primeira etapa será aplicado neste mês apenas em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que apresenta maior risco de agravamento da doença. O esquema vacinal prevê a aplicação de duas doses, com intervalo de noventa dias entre elas.

Em nota oficial publicada em suas redes sociais na última quarta-feira (31), a Prefeitura de Guaratinguetá informou à população os motivos que levaram a cidade, assim como as demais da região, a não receber as primeiras doses do imunizante. Segundo o comunicado oficial, a RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) não atende aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, que são englobar cidades de grande porte (com mais de cem mil habitantes), registro de alta taxa de transmissão da doença no ano passado e no início deste ano, e ter a predominância de casos de dengue do tipo 2 (DENV-2).

Ainda não existe uma previsão federal de quando a RMVale, formada por 39 cidades, receberá as doses da Qdenga. O Ministério da Saúde adquiriu junto à Takeda 5,2 milhões de doses, porém elas serão entregues ao Brasil de forma fracionada ao longo deste ano, e garantirão a imunização de apenas 3,2 milhões de habitantes. Para 2025, a fabricante japonesa se comprometeu a destinar mais de nove milhões de doses ao país.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?