Cidades da região começam a aplicar dose de reforço da vacina bivalente contra a Covid-19

Pinda, Aparecida, Guará, Lorena e Cachoeira já deram início à imunização; para receber a dose de reforço é necessário ter tomado a vacina bivalente há mais de seis meses

Aplicação da vacina contra a Covid-19; dose de reforço é disponibilizada para idosos e imunossuprimidos (Foto: Reprodução)

Thales Siqueira
RMVale

Cidades da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) já começaram a aplicar a segunda dose da vacina bivalente contra a Covid-19 em pessoas com mais de sessenta anos e imunossuprimidos acima de 12 anos. O reforço foi recomendado pelo Ministério da Saúde após o surgimento de duas novas sublinhagens do coronavírus no Brasil.

As pessoas que forem tomar a segunda dose da bivalente precisam levar o comprovante de vacinação e um documento com foto. Caso não tenham mais o cartão de vacina, podem utilizar o CPF. Para receber a dose de reforço é necessário que tenham tomado a vacina bivalente contra a Covid-19 há mais de seis meses.

São considerados imunossuprimidos pessoas que possuem a imunidade baixa, portadores de doenças como lúpus, doença de Crohn, síndrome de Sjogren, artrite reumatóide e esclerose sistêmica. Pacientes de quimioterapia e pessoas transplantadas também se encaixam no grupo.

Pindamonhangaba, Aparecida, Lorena e Cachoeira Paulista são as cidades da região que já deram início à vacinação, enquanto Cruzeiro divulgou que começará a imunização na próxima terça-feira (18).

Pinda iniciou a aplicação da segunda dose da bivalente nesta semana. A secretaria de Saúde informou que as vacinas estão disponíveis em todas as unidades do município, exceto no Maricá. O horário de atendimento é das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h.

Em Lorena, os moradores já têm acesso à vacina desde a última segunda-feira (11). A aplicação está sendo realizada em todas as unidades, todos os dias, das 7h às 16h30.

Já a secretaria de Saúde de Aparecida iniciou a vacinação na última terça-feira (12). As doses de reforço podem ser encontradas em todas as unidades de saúde da cidade, das 7h às 17h.

Em Cachoeira Paulista, a dose de reforço foi liberada nesta quinta-feira (14). O local principal de aplicação é a sala de imunização, de segunda a sexta-feira das 8h às 16h. Porém, existem também outros três pontos de vacinação que atenderão os moradores, das 9h às 15h: a ESF (Estratégia de Saúde da Família) do bairro Jardim Europa e a ESF do Embaú (toda quinta-feira) e a ESF do São João (toda quarta-feira).

A rede municipal de Guaratinguetá inicia a nova fase de imunização nesta sexta-feira, todas as unidades de saúde.

No Litoral Norte, Ubatuba, São Sebastião e Caraguatatuba também já estão vacinando os grupos prioritários. “A bivalente é uma versão atualizada dos imunizantes já existentes contra a Covid-19, e por isso, oferece uma proteção ainda maior contra a cepa original e as variantes, sendo de grande importância principalmente para os grupos prioritários, que são os idosos e as pessoas imunossuprimidas”, explicou a enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Ubatuba, Alyne Ambrogi.

Até o fechamento desta matéria as cidades Canas, Silveiras e Piquete ainda não tinham divulgado o calendário de vacinação.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?