RMVale inicia aplicação da quarta dose da vacina da Covid-19 para idosos

Imunizante deve reforçar a proteção de pessoas acima de sessenta anos; cidades mantém informações diárias de atendimento

Preparação de vacinas, cena diária em postos de saúde; região avança com campanha contra o novo coronavírus (Foto: Bruna Silva)

Bruna Silva
RMVale

O trabalho para manter a queda da Covid-19 continua, agora com a quarta dose da vacinação. Conforme orientação do Governo do Estado, a RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) iniciou, nesta semana, a aplicação do reforço na imunização, com foco na proteção de pessoas acima de sessenta anos, consideradas como público de risco.

Apesar de seguir o cronograma estadual, cada município tem definido estruturas e atendimento diferenciado. Em Pindamonhangaba, a aplicação da vacina para idosos e pessoas com imunossupressão é realizada de segunda a sexta-feira em diferentes locais como unidades de saúde do Araretama, Nova Esperança, Cisa e o estacionamento do Shibatta Centro. O horário de atendimento é das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Já em Guaratinguetá, a imunização ocorre em dois locais: nas Unidades Básicas de Saúde Oswaldo Cruz e Parque São Francisco. O atendimento é direcionado a pessoas com alto grau de imunossupressão, de 18 anos ou mais e que tenham recebido a terceira dose (dose adicional) há quatro meses, além de idosos com sessenta anos ou mais.

A secretaria de Saúde de Lorena mantém a vacinação em todos os postos de saúde, das 8h às 11h30 e das 13h às 15h30. Está programada a vacinação no sábado no mesmo horário para todos os públicos na escola municipal Governador Mário Covas, no Bairro da Cruz.

A campanha da vacinação contra a Covid-19 em Cruzeiro lançou a quarta dose para população de sessenta anos ou mais e imunossuprimidos a partir de 18 anos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h no Centro de Saúde, Jardim América, Jardim Paraíso, Lagoa Dourada, Itagaçaba e Vila Brasil. Aos sábados, das 8h às 12h, no ARE (Ambulatório Regional de Especialidades).

No Litoral Norte, Caraguatatuba está aplicando as doses nas 11 unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30 e nas três Unidades de Pronto Atendimento, sem a necessidade de agendamento prévio.

Estado – Dias antes de deixar o cargo de governador para disputa da Presidência da República, João Doria (PSDB) anunciou a aplicação da quarta dose em idosos, em plano para evitar um retrocesso na campanha contra a doença.

“Este anúncio é mais um importante passo para protegermos a nossa população, principalmente os idosos acima de sessenta anos. São Paulo é líder em vacinação no Brasil com mais de 104 milhões de doses aplicadas e mais de 90% da população com duas doses”, enfatizou a coordenadora do Plano Estadual de Imunização, Regiane de Paula.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?