Expedição Meninas Curiosas, Mulheres do Futuro tem último dia de sessões em Lorena

Exposição itinerante incentiva alunas a ingressarem em áreas da ciência; projeto promove atividades para apresentar histórias inspiradoras

Apresentação teatral no espaço interativo: projeto promove atividades para inspirar alunas (Foto: Reprodução)

Da Redação
Lorena

A sexta-feira (26) marca o último dia de atividades da expedição “Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro”, na praça Arnolfo Azevedo, no Centro de Lorena. O evento é idealizado pela plataforma de conhecimento Força Meninas.

O projeto promove atividades para apresentar histórias inspiradoras de mulheres em áreas como a ciência, com destaque para tecnologia, engenharia e matemática, especialidades que compõem as chamadas profissões Steam.

A proposta foca crianças de 10 a 15 anos, que são incentivadas a ingressarem em carreiras com baixa representatividade feminina por meio de apresentações teatrais e espaços interativos.

Nesta sexta-feira, as sessões serão às 8h, 10h, 14h e 16h, com visitação que dura cerca de uma hora e o público guiado por um circuito dinâmico e interativo composto por cinco ambientes temáticos. Ele circula por instalações imersivas que passam pelos princípios do processo criativo, da inovação e da inventividade, com criação e curadoria de Déborah De Mari, fundadora da Força Meninas.

“O projeto é para meninas e meninos porque nós acreditamos que a participação dos garotos é essencial na construção de um futuro mais igualitário para todos. Para este ano, trouxemos uma nova abordagem, desenvolvida a partir do estudo da última edição”, explicou Déborah. “Vamos conversar com uma faixa etária um pouco mais velha, que já está em busca de possibilidades de profissões. E também substituímos as oficinas por estações interativas, como um museu imersivo e colaborativo’”.

No final do passeio é entregue a cada participante um livreto, escrito por Déborah De Mari, que narra a vida de dez mulheres de destaque nas carreiras de Steam. Entre elas estão a engenheira Carol Shaw (pioneira no desenvolvimento de jogos eletrônicos) e a bióloga e educadora Bertha Lutz.

A iniciativa passa por quatro estados, durante dois meses, como O Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Montenegro, Santa Rosa e Horizontina), São Paulo (além de Lorena, cidades como São José dos Campos e Pindamonhangaba), Rio de Janeiro (Barra Mansa) e Minas Gerais (Santos Dumont). As apresentações têm transmissão em libras e infraestrutura acessível para pessoas com deficiência.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?