Lorena aguarda aval da Anatel para implantação da internet 5G

Ballerini sanciona lei que facilita chegada da nova tecnologia; apenas oito cidades da região contam com o recurso

Celular conectado a internet, na área central de Lorena; cidade recebe sinal 5g (Foto: Francisco Assis)

Lucas Oliveira
Lorena

A Prefeitura de Lorena aguarda liberação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para a ativação do sinal 5G. A implantação do sistema, que foi aprovada na Câmara e sancionada pelo prefeito Sylvio Ballerini (PSDB), deve colocar a cidade no grupo de 315 municípios brasileiros que já conta com a tecnologia.

A nova geração de banda larga garante ao internauta uma conexão vinte vezes mais rápida do que a 4G.

Considerada por especialistas em tecnologia como um avanço significativo na área das telecomunicações, a internet 5G ficou um pouco mais próxima de se tornar realidade em Lorena, com a sanção no último dia 21 da lei que permitirá que operadoras ofereçam a nova geração de banda larga na cidade.

Após o aval da Anatel para a ativação do sinal, a parceria entre o Município e a secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico foi comemorada pelo prefeito.

Na justificativa do projeto, o Executivo destaca que as redes 5G consomem até 90% menos energia elétrica do que as redes 4G. Outra vantagem mencionada é o fato de que o tempo de conexão entre aparelhos móveis é inferior a cinco ms (milissegundos), diante da latência (diferença de tempo entre o início de um evento e o momento em que os seus efeitos se tornam perceptíveis) de 30 ms das redes 4G.

Ballerini destacou a importância da concretização do “primeiro passo” rumo à implantação da nova tecnologia no município. “Lorena é uma das primeiras cidades da região a implementar a lei da internet 5G, que vai proporcionar maior agilidade na prestação de serviços públicos e privados, possibilitando mais eficiência para as organizações e maior produtividade aos colaboradores”.

De acordo com a Prefeitura, ainda não há uma previsão de quando a Anatel liberará a ativação do sinal na cidade. Segundo dados da Anatel, atualmente os únicos municípios da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) que contam com antenas ativas de 5G são Caçapava, Ilhabela, Caraguatatuba, Jacareí, Pindamonhangaba, São José dos Campos, São Sebastião e Taubaté.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?