Silveiras realiza primeiro Festival “Pramode Caipira”

Proposta é valorizar a cultura regional e a linguagem de pequenas cidades do interior; evento terá música e debate sobre regionalismo

Marcelo Barum, uma das atrações musicais na primeira edição do Festival Pramode Caipira, em Silveiras (Foto: Reprodução)

Thales Siqueira
Silveiras

A secretaria de Cultura e Turismo de Silveiras foi contemplada pelo edital Amigos da Arte, programa de fomento cultural da secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, com o projeto Festival “Pramode Caipira”. O evento gratuito será realizado, no próximo sábado (7), no Rancho do Tropeiro, com a proposta de valorizar a cultura regional e as tradições e saberes da Bocaína.

A festividade vai contar com apresentações musicais como Duelo de Calango, Régis Violeiro, Marcelo Nanah, Marcelo Barum e Sandro Premmero, além de Joffre Capucho. “Vamos ter um festival com grande qualidade musical e com representações legítimas da linguagem caipira. Na programação tem violeiro de São Luís do Paraitinga, de Areias e de Cachoeira Paulista, Duelo de Calango de São José do Barreiro e músicos regionais”, comemorou o produtor da Mangata Produções e idealizador do evento, Raphael Capucho.

O festival contará ainda com as presenças de Dalton “Branco”, Valdirene Ambiel e Edmundo Carvalho na mesa redonda “Bocaína – tradições, territórios, saberes e história”, além de praça de alimentação.

“A Bocaína é a maior representação geográfica e dentro dela tem os territórios desses povos, os saberes, os conhecimentos, a história e as tradições.Vamos falar sobre os povos que habitam essa região tão importante, rica e complexa de diversidade cultural”, frisou Capucho.

Ele contou de onde veio a ideia do nome do festival foi pensado para homenagear a linguagem e a cultura do povo caipira. “Queríamos um festival que trouxesse a linguagem desse povo. O nome (do festival) surgiu numa prosa no restaurante Trempe. Estávamos com um livro da história do tropeirismo aberto e conversando sobre cultura popular. Vimos uma lista de palavras do dialeto caipira e continha ‘pramode’. O caipira fala ‘pramode’ e queríamos fazer um festival ‘pramode caipira’, para os modos do caipira”.

O idealizador revelou que Silveiras foi escolhida para sediar o evento, porque é conhecida como o portal do Vale Histórico. “Uma das regiões mais legítimas e genuínas dos territórios dos povos da Bocaína, dos povos caipiras, dos povos rurais que carregam essa ciência, esse conhecimento secular que é a formação desse povo que se dá do século 19 em diante”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?