Com homenagem a Ruth Guimarães, Cachoeira prepara primeiro Festival de Cultura Negra

Evento estreia no calendário cultural destacando vida e obra da escritora cachoeirense; proposta é valorizar manifestações afro-brasileiras e de matriz africana

A escritora Ruth Guimarães, um dos ícones da literatura da região; evento foca ações de matrizes africanas (Foto: Reprodução)

Da Redação
Cachoeira Paulista

A secretaria de Cultura e Turismo de Cachoeira Paulista foi contemplada, pelo edital Amigos da Arte, programa de fomento cultural da secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, com o projeto Festival de Cultura Negra Ruth Guimarães. O evento será realizado no dia 18 de novembro, mês símbolo do combate e conscientização contra o racismo.

De acordo com o diretor de cultura, Raphael Capucho, a ideia do nome do festival foi pensado para homenagear a grande cachoeirense Ruth Guimarães que foi uma das primeiras escritoras negras com notoriedade na literatura brasileira.
“Falar de Dona Ruth para as novas gerações é de extrema importância em qualquer tempo, pois ela é atemporal”, destacou Capucho, que disse ainda que a proposta é dar visibilidade às manifestações de origem africana presentes no Vale do Paraíba. “A ideia é mostrar a quantidade e a diversidade de manifestações de matriz africana e afro-brasileiras que temos, pois somos dos grandes berços que carrega a herança desse povo africano que foi escravizado durante séculos aqui no país”.

A programação oficial do evento deve ser lançada em breve, mas Capucho já adiantou que a festividade deve contar com diversas atrações, entre elas: congada, folia de reis, jongo, maracatu, capoeira angola e regional, samba, batalha de rima e contações de histórias. O festival contará ainda com uma mesa redonda sobre o racismo e um stand da escritora Ruth que terá a curadoria da família, além de uma praça de alimentação.
“A importância de mantermos vivas as manifestações populares é para que as novas gerações tenham contato com esse legado para que essa herança cultural não se acabe. Nós pretendemos continuar fomentando essas manifestações para não cair no esquecimento. Essa é uma das bases da gestão cultural de Cachoeira. A busca da identidade cultural e o fomento às tradições”, valorizou o diretor.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?