Evento do Agosto Lilás leva conscientização sobre política de defesa às mulheres em Cruzeiro

Sábado na praça 9 de Julho conta com atividades nas áreas de saúde, educação e cultura; ações tentam incentivar denúncias e apoio contra violência

Sinal de alerta; Cruzeiro realiza campanha de combate à violência contra a mulher (Foto: Reprodução)

Da Redação
Cruzeiro

Combate à violência contra as mulheres. Esse é o objetivo da Campanha Agosto Lilás em todo o Brasil. Em Cruzeiro, a Prefeitura realiza neste sábado (26) uma manhã de atividades para conscientização na praça 9 de Julho, a partir das 9h.

A organização do evento ficou por conta do Cras (Centro de Referência a Assistência Social) e terá o apoio de diversas secretarias. Em Cruzeiro, o ato pretende divulgar e marcar toda rede de apoio existente na cidade, que funciona durante todo ano.

Segundo a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social e primeira-dama de Cruzeiro, Hevelyn Barbujiani Sígolo, a ideia do evento é reunir várias atividades relacionadas às mulheres nas áreas de saúde, educação, cultura, empreendedorismo. “Nós vamos discutir os vários tipos de violência como física, sexual, psicológica, moral e patrimonial. E quem sabe alcançar mulheres que estejam passando por esse problema”.

Na praça serão montados stands da Assistência Social, Saúde, Educação, Guarda Municipal, Conselho Municipal da Mulher, Sebrae, Feira de Empreendedorismo Feminino e divulgação e apresentação de cursos profissionalizantes do Ceic (Centro Educacional de Integração Comunitária).

Hevelyn destacou a necessidade da discussão em meio ao aumento nos registros de violência. “Um levantamento do Datafolha, feito em 2022, cinquenta mil mulheres sofreram algum tipo de violência a cada dia. 45% dessas vítimas não procurou nenhum tipo de ajuda. O silencio mata. Nós precisamos ser a voz de quem ainda não tem voz. Precisamos instruir mulheres que estão vivendo este problema”.

Durante a manhã serão realizadas apresentações de música e dança; agendamento para atualização do Cadastro Único, orientação sobre serviços, programas e benefícios socioassistenciais e de proteção à mulher.

Também haverá vacinação contra Covid e Influenza, agendamento para coleta de Exame Preventivo, consultas de enfermagem e serviços para saúde da mulher.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?