Lorena encaminha projeto à Câmara para implantação do 5G

Nova tecnologia permite conexões mais rápidas e possibilita o município a avançar com política para atrair investimentos e qualificar atendimento

Ballerini assina projeto para implantação da internet 5g; tecnologia aposta para setor público e atrair investidores (Foto: Divulgação PML)

Marcelo Augusto dos Santos
Lorena

Um dos grandes avanços tecnológicos na área da comunicação dos últimos anos está a caminho da cidade de Lorena. A Prefeitura anunciou durante essa semana, que encaminhará à Câmara o projeto de lei que autoriza a implantação da internet 5G.

A nova geração de banda larga foi anunciada ao Brasil em 2021, mas começou a operar em 6 de julho de 2022, após Brasília-DF ser a primeira cidade a ter antenas de 5G na frequência de 3,5 GHz.
“Lorena é uma das primeiras cidades da região a implementar a lei da internet 5G, que vai proporcionar maior agilidade na prestação de serviços públicos e privados, possibilitando mais eficiência para as organizações e maior produtividade aos colaboradores”, destacou o prefeito Sylvio Ballerini (PSD).

De acordo com o projeto as redes 5G devem consumir até 90% menos energia que as redes 4G atuais. Além disso, o tempo de conexão entre aparelhos móveis devem ser inferiores a 5 ms (milissegundos), face à latência (diferença de tempo entre o início de um evento e o momento em que os seus efeitos se tornam perceptíveis) de 30 ms das redes 4G.

O 5G move a construção de cidades inteligentes da teoria para a prática e abre caminho para o desenvolvimento e implementação de novas aplicações, que vão do monitoramento da qualidade do ar, uso de energia e padrões de tráfego à iluminação pública, estacionamentos inteligentes, gerenciamento de multidões e resposta de emergência.

Na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) os municípios de São José dos Campos e Pindamonhangaba são as únicas a serem reconhecidas como “cidade inteligente” e que usa soluções digitais, tecnologia e dados para melhorar significativamente vários indicadores-chave de qualidade de vida.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?