Câmara de Lorena lança nova edição da cartilha Agosto Lilás com atualização da Lei Maria da Penha

Texto traz novidades sobre legislação para proteção das mulheres; ação foca conscientização contra a violência na ótica do ensino superior

Evento na Câmara que destacou o trabalho de mulheres em Lorena; campanha tem nova cartilha e destaca Maria da Penha (Foto: Reprodução CML)

Andréa Moroni
RMVale

A Câmara de Lorena lança no próximo dia 30, a cartilha do “Agosto Lilás’, ação que foca o combate à violência contra a mulher. O evento, que faz parte da versão lorenense na campanha nacional, encerra as comemorações do mês que tem o propósito de ampliar a conscientização sobre o assunto. De acordo com a vereadora Wanessa Andréa (Cidadania), essa é a terceira edição do Agosto Lilás promovida pelo Legislativo de Lorena e o segundo ano com divulgação do documento.

O lançamento está marcado para uma sessão solene, que será realizada a partir das 19h do dia 30. Em 2021, a campanha, sugerida pela Comissão de Interesse e Assuntos da Mulher, focou o compartilhamento de informações sobre a lei, que completou no último dia 7 de agosto, 17 anos em vigor. “Foi feito (em 2021) uma parceria com a Dra. Mônica de Luna, procuradora jurídica da Câmara, para lançar a Cartilha do Agosto Lilás. Em 2022, em parceria com a secretaria de Educação, foi criada a ‘Lei Maria da Penha nas Escolas’ e agora, em 2023, a proposta é trazer a ‘Lei Maria da Penha na ótica do Ensino Superior’”, contou a parlamentar.

A segunda edição com a Cartilha Agosto Lilás apresenta a atualização da lei. “Essa edição foi novamente feita em parceria com a Dra. Mônica e a diagramação é da Regiane Bastos. O texto trata do papel do homem no combate à violência contra a mulher, tipos de violência e onde buscar ajuda”.

A vereadora ressaltou que é preciso falar sobre essa temática com mais comprometimento e responsabilidade para fomentar as políticas públicas para as mulheres “sobretudo pensada por mulheres, mas isso não excluí a participação dos homens, ao contrário, essa participação é imprescindível para que tenhamos êxito na Campanha”.

Na próxima quarta-feira (23), será realizada uma roda de conversa com representantes do Centro Unisal, Unifatea e Serra Dourada. O tema será Lei Maria da Penha na ótica do Ensino Superior, a partir das 15h, no plenário da Câmara.

Após o lançamento, a cartilha ficará disponível para download no site da Câmara de Lorena, o camaralorena.sp.gov.br, e será lançado um QR Code para acesso ao texto.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?