Dia da Consciência Negra é tema de homenagens e programação cultural nas cidades da região

Shows, palestras, ações tradicionais e roda de conversa celebram a data, que pela primeira vez é marcada como feriado em todo o estado

Manifestações e atividades culturais marcam o mês da Consciência Negra pelo país; região tem programação (Foto: Reprodução EBC)

Andréa Moroni
RMVale

As ações pelo Dia da Consciência Negra e o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares, na próxima segunda-feira (20) vai contar com uma série de comemorações pela região. A data passou a ser feriado oficial em São Paulo neste ano e foca marcos históricos da comunidade negra, cultuando o passado e a luta pelo respeito e direito à comunidade.

Comemorada desde 1971, a data foi oficializada em 2011, para homenagear um dos maiores nomes da luta pelos direitos da comunidade negra: Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência à escravidão e líder do Quilombo dos Palmares, comunidade formada por escravizados foragidos das fazendas. Foi em 20 de novembro de 1695, que ele preso e morto pelo então governo colonizador português.

Em setembro deste ano, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sancionou, a lei que torna o Dia da Consciência Negra feriado estadual. Antes, o recesso nessa data era uma decisão de cada município.

Na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte), várias cidades prepararam programação especial para a data e outras estenderam a comemoração durante todo o mês. É o caso de Pindamonhangaba, que está realizando o evento “Marcos da Existência – Por uma Sociedade Antirracista”. A abertura aconteceu no último dia 14, com a entrega de premiações a personalidades negras do município.

No sábado (18), será realizada a Caminhada Na Rota da Liberdade com saída do Bosque da Princesa, a partir das 9h, e passagem por lugares da diáspora africana (lugar de dispersão de povos por motivos políticos ou religiosos).  A partir das 19h, apresentação de dança soul na Praça da Bíblia.

No domingo (19), haverá show com a banda Negritude Júnior, na Ferroviária, a partir das 15h. O ingresso é a doação de um brinquedo novo ou em bom estado. No dia seguinte à data comemorativa, a terça-feira (21) será marcada por uma sessão solene na Câmara, às 19h. O encerramento será no dia 25, na escola municipal Professor João Kolenda, a partir das 10h30, com apresentação de jongo e capoeira.

Lorena – A secretaria de Cultura vai homenagear a data com a realização de uma noite cultural, na praça Dr. Arnolfo de Azevedo, a partir das 18h. A programação tem início às 18h, com Capoeira Guanabara e segue com Moçambique São Benedito (18h30), Pretos Chatos & Ellos Hip Hop (19h), Lorena e suas raízes (20h) e Banda Afro Jazz (20h30).

Cachoeira Paulista – A Prefeitura realiza no sábado o 1º Festival de Cultura Negra Ruth Guimarães. O projeto, que tem parceria com os Amigos da Arte e secretaria de Cultura e Indústria Criativa do Estado de São Paulo, vai homenagear a escritora cachoeirense.

O evento terá a presença dos principais grupos de cultura popular do Vale do Paraíba e também a presença de mestres de maracatu do Recife. O professor e escritor Salloma Salomão, que falará sobre “Culturas Negras Paulistas, do século 20 e 21, de Mário de Andrade a Ruth Guimarães”. A chef Rafaela Viana e Júnia Botelho abordará o tema “Fome de Brasil, Ruth Guimarães e os sabores originários”, além de um stand exclusivo com as obras da escritora. O festival será realizado no Parque Ecológico Nelson Lorena, a partir das 12h.

Cruzeiro – A cidade preparou dois eventos nesse final de semana para celebrar a Consciência Negra. No sábado (18) será realizada a 2ª Conferência Livre de Promoção de Igualdade Racial com o tema “Enfrentamento ao Racismo e Intolerância Religiosa: Política de Estado e Responsabilidade de Todos Nós”. O evento será no Teatro Capitólio, das 8h às 18h.

No domingo (19), a discussão será sobre igualdade, resistência e respeito. Serão promovidas roda de conversa, apresentação de capoeira, música e servida uma feijoada comunitária. O evento terá como palco a praça Dr. Antero Arantes, das 14h às 22h.

Aparecida – Na segunda-feira (20), às 20h30, será realizado um show musical em homenagem ao Dia da Consciência Negra na Estação Cultural de Aparecida.

Caraguatatuba – A cidade do Litoral Norte realiza o 27º Kizomba da Consciência Negra. No final de semana prolongado, exposições, apresentações, oficinas, bate-papo, culinária e shows marcam as comemorações que tem a cultura da comunidade negra como base. As apresentações serão na Praça da Cultura, no Centro, das 13h às 22h30.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?