Caraguá inaugura unidade de acolhimento a idosos e deficientes

Construção de espaço contou com investimento superior a R$ 1 milhão; equipamento público atenderá 46 moradores

Instituição pública possui quartos masculinos e femininos e estrutura adaptada para pessoas com deficiência (Foto: Divulgação PMC)

Lucas Oliveira
Caraguatatuba

Com um investimento de R$ 1,2 milhão, a Prefeitura de Caraguatatuba inaugurou no início desta semana a ILP (Instituição de Longa Permanência para Idosos e Pessoas com Deficiência). Construído na Região Centro-Sul do município, o equipamento público possui capacidade para acolher até 46 moradores.

Contando com as presenças do prefeito Aguilar Júnior (PL), do presidente da Câmara, Renato Aguilar, o Tato (PSD), e de outras autoridades municipais, a cerimônia de inauguração da ILP foi realizada na manhã da última terça-feira (14). Erguida no bairro Pontal de Santamarina, a unidade foi batizada com o nome de Maria Lúcia Baracat Vieira, comerciante falecida em 2020 que era conhecida na cidade por distribuir refeições a famílias carentes e pessoas em situação de rua.

Construída em uma área de 2.856 m², a ILP conta com quartos masculinos e femininos, banheiros com acessibilidade, academia, refeitório, rouparia, lavanderia, espaço gourmet, área arborizada e salas de informática e de multimídia.

De acordo com a Prefeitura, a unidade abrigará quarenta idosos e seis pessoas com deficiência. O grupo, que será acompanhado por uma equipe multidisciplinar, será selecionado em breve pela secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, que dará prioridade no preenchimento das vagas aos idosos e deficientes que não possuam família e que se encontram em situação de risco, violência ou de vulnerabilidade extrema.

Apesar da inauguração da ILP, a Prefeitura anunciou que manterá o convênio firmado com três asilos privados da cidade para o acolhimento de outros 89 idosos.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?