Estado prepara mutirão de emissão de laudos para pessoas com deficiência em Lorena

Ação busca contribuir para inserção desse público no mercado de trabalho; inscrições seguem abertas na internet até o próximo dia 26

Pessoas em cadeira de rodas estão entre os atendidos para emissão de laudos oficiais (Foto: Reprodução EBC)

Lucas Oliveira
Lorena

O Governo do Estado anunciou, na última quinta-feira (16), que promoverá no fim deste mês em Lorena um mutirão para a emissão de laudos oficiais para pessoas com deficiência. Além de facilitar o acesso a auxílios assistenciais, o documento comprobatório contribui para a inserção e permanência dos deficientes físicos e intelectuais no mercado de trabalho.

De acordo com o Estado, os moradores de Lorena interessados em participar do mutirão do Laudo Caracterizador de Deficiência precisam preencher até o próximo dia 26 o formulário eletrônico disponível no link: bit.ly/MutiraoDeLaudosLorena. A inscrição é destinada a jovens e adultos que possuem limitação física, auditiva, visual, intelectual ou psicossocial.

Agendado para ocorrer das 8h30 às 15h do próximo dia 30, em local que será informado posteriormente aos inscritos, o mutirão possibilitará que os moradores sejam examinados por médicos e legistas que definirão se eles estão aptos a receber o documento. Após a avaliação dos profissionais, o laudo comprobatório será emitido pelo Imesc (Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo).

A iniciativa faz parte do programa estadual Meu Emprego Inclusivo, desenvolvido através de parceria entre as secretarias dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Desenvolvimento Econômico. O principal objetivo do projeto é que o laudo oficial possibilite os contemplados a concorrerem a vagas de emprego PcD (Pessoas com Deficiência) em estabelecimentos comerciais e empresas. “O laudo é elaborado minuciosamente por um médico especializado e disponibiliza informações detalhadas e individualizadas com o objetivo de facilitar a integração da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, garantindo que ela seja selecionada por empresas que ofereçam oportunidades compatíveis com suas necessidades e capacidades”, explicou o secretário estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

Mesmo não sendo o foco do programa estadual, o documento comprobatório serve também para a inscrição em programas assistenciais governamentais, como BPC- Loas (Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica de Assistência Social), que garante um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência que não tem condição de trabalhar devido suas limitações.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?