Cachoeira e Sabesp firmam parceria para canalização de água e esgoto no Nova Esperança

Ação da Prefeitura beneficiar atender 113 imóveis; moradores sofrem com falta de infraestrutura pública

Rua sem pavimentação no bairro Nova Esperança, que aguarda infraestrutura; lotes foram doados sem regularização (Foto: Divulgação PMCP)

Thales Siqueira
Cachoeira Paulista

A Prefeitura de Cachoeira Paulista se reuniu, no início do mês de novembro, com a Sabesp para firmar uma parceria com o objetivo de canalizar a rede de água e esgoto no bairro Nova Esperança. As obras devem ter início no mês de janeiro e a previsão de conclusão é para o primeiro trimestre de 2024. Mais de 113 imóveis devem ser beneficiados com as melhorias.

Participaram da reunião o prefeito Antônio Carlos Mineiro (MDB), o secretário de Gabinete, Luis Gustavo da Silva, o diretor de Meio Ambiente, Willinilton Portugal, o superintendente da Sabesp, Eduardo Camargo Afonso e o gerente da Sabesp do município, Neil José Soares.

“A situação ali não é nada fácil. Falta moradia digna por falta de água e rede de esgoto. Mexe demais com a gente a situação precária que as pessoas estão vivendo nesta comunidade. É angustiante”, frisou Mineiro, que destacou ainda que todos os moradores precisam de moradia digna, saneamento básico e condições melhores para viver. “Esta ação no bairro Nova Esperança trará dignidade aos moradores, pois saneamento básico é fundamental para garantir melhores condições de vida e saúde para os moradores”, prometeu.

Os lotes no bairro Nova Esperança estão em fase final de regularização pelo programa Reurb. A iniciativa é composta por um conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais destinadas à incorporação de núcleos urbanos informais ao ordenamento territorial urbano e à titulação de seus ocupantes.

“Por politicagem em gestões passadas foram doados lotes no bairro sem qualquer regularização. Não se preocuparam com a infraestrutura pública do local”.

De acordo com o representante do Executivo, o processo de Reurb foi iniciado no bairro, em 2018, sem que tivessem sido adotadas as formalidades legais como, por exemplo, os estudos preliminares que constam como necessários pela lei. Foi necessário reformular o procedimento e buscar atender o que a legislação determina para que quando chegar no cartório de registro de imóveis não fique prejudicada a expedição dos documentos. “Essa foi a razão pela qual a documentação ficou complicada de ser arrumada, porque é uma exigência legal o chamado estudo das desconformidades jurídicas e ambientais, o que não foi feito à época”.

Além das obras de canalização da rede de água e esgoto, o bairro deve receber ainda outras melhorias em sua infraestrutura, como a iluminação pública.

“Estamos também em andamento com projeto para realizar a iluminação pública no bairro que pode sair concomitantemente com a entrega da obra de canalização e saneamento básico”, comemorou o prefeito.

São Miguel – Outro bairro do município que deve receber melhorias quanto a infraestrutura é o São Miguel. Mineiro contou que foi contemplado com recursos do governo estadual para execução de projetos para realização da canalização de água e esgoto no bairro. “Estamos buscando recursos e buscando sanar problemas antigos na cidade. Temos problemas de saneamento básico também no bairro rural São Miguel, e fomos contemplados com recursos para licitação de empresa para execução dos serviços de canalização de água e esgoto. Mas ainda não há data para início das obras”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?