Litoral Norte tem aumento preocupante de afogamentos e mortes

Mais de oitocentos banhistas foram socorridos neste ano; corpo de adolescente é encontrado em praia de Ubatuba

Corpo de Bombeiros intensifica atuação; Ubatuba é a cidade com maior registro de afogamentos desde janeiro (Foto: Divulgação GBMar)

Lucas Oliveira
RMVale

Causando preocupação em autoridades do Litoral Norte, dados divulgados pelo Corpo dos Bombeiros nesta semana revelam que a região contabiliza um aumento de casos de afogamento e também de vítimas fatais. Líder em ocorrências, Ubatuba registrou na última segunda-feira (13) a morte de um banhista de apenas 14 anos.

De acordo com um levantamento do GBMar (Grupamento de Bombeiros Marítimo), o Litoral Norte teve de janeiro a outubro 817 casos de afogamento. O montante supera em 15,7% o do mesmo período do ano passado, que foi de 706.

Já o número de mortes por afogamento cresceu de forma menos acentuada, atingindo o índice de 9%. Enquanto nos dez primeiros meses do ano passado 11 banhistas perderam a vida, no mesmo intervalo deste ano o número de vítimas foi de 12.

Segundo o levantamento, o aumento de registros de afogamento no Litoral Norte foi puxado por Ubatuba, palco de 458 ocorrências. O número é 38,8% maior do que o do mesmo período do ano passado, que foi de 330. No entanto, o número de mortes nas praias da cidade foi o mesmo em ambos os anos, no caso seis.

Apesar de não contabilizada no mais recente levantamento divulgado pelo GBMar, uma nova morte por afogamento ocorreu em Ubatuba. O corpo de um adolescente de 14 anos foi encontrado por bombeiros na tarde da última segunda-feira (13) na Praia do Prumirim, que fica na Região Norte da cidade. O turista, que era morador da cidade paulista de Campinas, era procurado pelo GBMar desde a tarde do último sábado (11), quando caiu no mar da Praia do Prumirim durante uma caminhada com dois familiares em um ponto afastado. Encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) de Caraguatatuba, o corpo do adolescente será levado até o fim desta terça-feira (14) para Campinas, onde ocorrerá seu sepultamento.

Vice-líder em registros de afogamento na região, São Sebastião contabilizou 325 ocorrências, número 3,85% inferior ao do ano passado, que foi de 338.  Assim como em 2002, três banhistas perderam a vida neste ano na cidade.

Em Caraguatatuba, os casos de afogamento reduziram 10% no comparativo, caindo de 38 para 34. Em contrapartida, o número de mortes subiu 50%, saltando de 2 para 3.

O levantamento divulgado na última segunda-feira (13) pelo GBMar não apresentou dados referentes a Ilhabela.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?