Prefeitura foca recuperação de muro do Solar Baptista D’Azevedo após queda de árvore durante tempestade

Planejamento com obras de melhorias no espaço histórico de Lorena prevê inauguração em janeiro; casarão receberá Núcleo de Apoio à Cultura

Árvore atinge muro do Solar Baptista D’Azevedo; parte da estrutura foi danificada (Foto: Colaboração José Nicodemos Cardoso)

Andréa Moroni
Lorena

Parte do muro do Solar Baptista D’Azevedo, conhecido como “Casarão dos Pinto Antunes”, no Centro de Lorena, foi danificado devido à queda de árvores durante a tempestade que atingiu Lorena, na noite da última quarta-feira (15). Já no dia seguinte, a Prefeitura informou que o reparo do local será feito nos próximos dias.

Adquirido por R$ 1,6 milhão pela Prefeitura de Lorena, em outubro de 2020, durante a gestão do ex-prefeito Fábio Marcondes (sem partido), o solar permanece fechado desde sua compra, no aguardo dos planos da atual gestão municipal.

O secretário de Cultura, Leandro Meirinho informou que a Prefeitura está realizando obras de recuperação na propriedade, principalmente na casa. “Estamos reformando a casa, mas mantendo todas as suas características históricas. Estamos refazendo a ligação de água, sistema elétrico, todo o serviço de pedreiro”.

O espaço tem uma área de 3.119.20m², sendo 670m² apenas de área construída e ainda uma área verde variada com espécies raras de arvores. O solar possui importantes aspectos conservados como a arquitetura, acervo literário, mobiliários e obras de arte.

Outra área que está passando por adequação é o jardim, parte maior da propriedade. “Nós estamos fazendo um grande serviço de jardinagem. Já plantamos mais de cinquenta mudas de flores e retiradas várias árvores que apresentavam risco”.

Meirinho afirmou que as chuvas acompanhadas de ventos fortes têm atrapalhado o trabalho. “Vamos recuperar a parte do muro que foi danificada por causa da tempestade nos próximos dias”.

A Prefeitura vai instalar no local o NAC (Núcleo de Apoio à Cultura) de Lorena. “A previsão é de inaugurar o espaço cultural em janeiro. Nossa intenção é ter ali mostras de teatro, ensaios de música e abrir o espaço para visitação”.

Segundo o secretário, todo o acervo, que se encontrava no Solar Baptista D’Azevedo, foi catalogado e enviado para a Casa da Cultura, Biblioteca Municipal e Unifatea (Centro Universitário Teresa D’Ávila).

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?