Prefeitura e Obra São Luís firmam parceria para criação de Centro de Educação Infantil em Lorena

Proposta do governo Ballerini destina mais de R$ 900 mil para ação beneficente; unidade projeta atender cerca de 120 crianças

Representantes da Prefeitura e de projeto beneficente assinam cooperação para atender crianças da cidade (Foto: Divulgação PML)

Da Redação
Lorena

A Prefeitura de Lorena anunciou na última segunda-feira (12) a celebração de um convênio com a tradicional Obra São Luís para a implantação de um centro de educação infantil na cidade. A unidade deverá atender, em tempo integral, 120 crianças da faixa etária dos 4 aos 5 anos.

O prefeito Sylvio Ballerini (PSDB) assinou no último dia 7 o termo de fomento que garantirá um repasse anual de R$ 919 mil à Obra São Luís para a criação e funcionamento do CEI (Centro de Educação Infantil) Mamãe Margarida. A cerimônia de assinatura do documento contou ainda com as presenças do coordenador geral da Obra Social São Luís, Rogério Lima, do secretário de Educação de Lorena, Bronson Heleno Corrêa, e do secretário de Finanças de Lorena, Paulo Roberto Cardoso.

O CEI, que deverá ser inaugurado até o fim deste mês, ficará na avenida Coronel José Vicente, nº 623, no bairro Vila Hepacaré. A unidade contará com uma equipe de 19 profissionais, divididos entre funções pedagógicas, administrativas e de apoio.

Em entrevista ao Jornal Atos, o coordenador geral da Obra Social São Luís, Rogério Lima, comemorou a celebração da nova parceria com o Município. “Nós da Obra Social São Luís temos nosso carisma no cuidado, proteção e educação de crianças e adolescentes. Estamos muito felizes e orgulhosos em, através deste convênio com a Prefeitura, podermos inaugurar o CEI Mamãe Margarida. Assim, renovamos nosso compromisso salesiano em contribuir para a construção de uma sociedade com oportunidades e equidade para todas e todos”.

Além de explicar que no primeiro ano de vigência do acordo o processo de preenchimento das vagas será realizado através de critérios de priorização adotados pela secretaria de Educação, Lima elencou os objetivos estabelecidos pela Obra São Luís para o novo projeto.  “O objetivo geral é oferecer educação formal em educação infantil com atividades pedagógicas que contribuam para a construção do conhecimento, respeitando as necessidades e particularidades de cada criança. Temos como objetivos específicos, garantir o respeito e acolhimento interpessoal, apoiar às famílias no desenvolvimento das crianças, desenvolver a autonomia infantil, oferecer um espaço de expressões por meio de diferentes linguagens, garantir o direito das famílias em acompanhar as vivências e produções das crianças, oferecer um ambiente acolhedor que contribua para a socialização dos alunos, estimular o letramento e promover atividades de estímulo ao raciocínio logico e à linguagem oral e escrita”.

Atuação – Presente em Lorena há 121 anos, a Obra Social São Luís, mantida pela Congregação Salesiana, atualmente atende 350 crianças, de 6 a 11 anos, e jovens, de 12 a 18 anos, através de dois projetos educativos, recreativos e de formação humana, o Provim (Programa Vida Melhor) e o Projeto Espaço Jovem. A entidade desenvolve ainda o Projeto Bússola que oferece apoio socioemocional e atividades de orientação de vida e carreira profissional a quarenta mulheres.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?