Milton Ballerini e Senac firmam parceria para ofertar cursos gratuitos de capacitação em Lorena

Projeto piloto com sessenta vagas deve priorizar os alunos da EJA; inscrições ainda não foram abertas

Sede da escola Milton Ballerini em Lorena, que firmou parceria com Senac; novos cursos gratuitos focam estudantes do EJA (Foto: Rafaela Lourenço)

Rafaela Lourenço
Lorena

Buscando ampliar as oportunidades de capacitação profissional e o ingresso ao mercado de trabalho, Lorena firmou uma parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) de Guaratinguetá. Serão ofertados dois cursos gratuitos, inicialmente aos alunos da EJA (Educação para Jovens e Adultos) com probabilidade de expansão a toda população.

A parceria entre o Ciejap (Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos e Profissional) Milton Ballerini e o Senac, divulgada no último dia 27, apresentou os dois primeiros cursos do projeto piloto: recepcionista e repositor de estoque, com trintas vagas cada. O foco inicial será atender apenas os alunos da unidade mostrando novas perspectivas de atuação profissional em paralelo a conclusão dos estudos até o ensino médio.

Segundo o diretor de projetos pedagógicos do Milton Ballerini, André Ferreira, o Giba, os cursos foram definidos após uma pesquisa de opinião de pública com os alunos, corpo técnico, professores, gestores e demais funcionários da escola. “Nessa enquete colocamos vários cursos que seriam oferecidos pelo Senac, foi feita a votação e escolhidos os dois. O perfil é de jovens acima de 15 anos com a exigência de uma escolaridade mínima: estar cursando do 1º ao 9º ano”.

A medida vem como motivação também atrair os alunos para a escola, pois com o pós-pandemia, a unidade ainda registra um baixo índice de estudantes ativos. Atualmente, são cerca de 350 matriculados e no máximo 110 indo às aulas.

A capacitação e certificação será pelo Senac que colocará à disposição dos alunos toda a estrutura como biblioteca e materiais. Parceria que não precisará de recursos dos cofres públicos. “É uma iniciativa do Senac, da secretaria da Educação e do Fundo Social, então não vai ter ônus. Os professores que vão ministrar os cursos são do próprio Senac, materiais didáticos, são tudo pela parte deles e nós vamos ceder o espaço, as salas de aula”, frisou Giba.

As inscrições ainda não foram abertas, mas já está em análise a possibilidade de expansão das vagas para toda a população caso não sejam preenchidas prioritariamente pelos alunos da EJA. “Com esta parceria várias possibilidades serão abertas para a formação integral de nossos alunos e em breve novos cursos serão abertos para o público geral com a finalidade de formar novos profissionais para o mercado de trabalho”, destacou a diretora da unidade, Hilmara de Aquino.

Outra possibilidade com expectativas para este mês é a parceria com a Etec (Escola Técnica Estadual) Padre Carlos Leôncio, para o curso de barbearia. Toda a documentação foi enviada a São Paulo para análise da equipe técnica do Centro Paula Souza.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?