Cruzeiro cede ônibus adaptado para transporte de assistidos por entidade

Ação beneficia mais de 120 moradores com autismo ou deficiência intelectual; Prefeitura arcará com os gastos do transporte

Ônibus disponibilizado pela Prefeitura de Cruzeiro para alunos da ABA; iniciativa pretende atender mais de 120 moradores (Foto: Divulgação PMC)

Lucas Barbosa
Cruzeiro

A Prefeitura de Cruzeiro anunciou, na última terça-feira (10), que cederá um ônibus adaptado para o transporte dos mais de 120 moradores assistidos pela entidade ABA (Associação Braços Abertos). Fundada há mais de duas décadas, a instituição atende crianças e adultos diagnosticados com TEA (Transtorno de Espectro Autista) ou deficiência intelectual ou múltipla.

O prefeito Thales Gabriel Fonseca (PSD) assinou na tarde da última segunda-feira (9) o termo autorizativo de subcessão emergencial do veículo à entidade. Desenvolvido pela fabricante alemã Volkswagen, o ônibus adaptado, modelo Volksbus 8.160, foi recentemente fornecido pelo Governo do Estado ao Município.

A ação atende ao pedido da direção da ABA, que acompanhava as dificuldades enfrentadas pelas famílias dos assistidos para custear o transporte deles até a instituição, que fica no bairro Retiro da Mantiqueira 2. Além da questão financeira, parte dos alunos sofre com limitações físicas, o que tornava ainda mais difícil o deslocamento.

No Facebook, o prefeito revelou detalhes da iniciativa.  “Com esta ação, mais de 120 alunos da entidade poderão contar com uma locomoção mais adequada e segura. Trata-se de uma reivindicação antiga da instituição, que só foi possível realizar graças ao esforço das secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência e Desenvolvimento Social. Cabe ressaltar que a Administração Municipal terá a responsabilidade pelo motorista, manutenção do veículo e o combustível”.

A ABA atua há 22 anos em Cruzeiro e oferece, gratuitamente aos moradores com TEA ou deficiência intelectual acompanhamento psicológico, fonoaudiológico e fisioterapêutico. Na instituição, os assistidos também participam de atividades físicas, artísticas, musicais e de terapia ocupacional.

Os moradores de Cruzeiro e região interessados em conhecer o trabalho ou realizar doações à ABA podem visitar o seu site oficial, pelo endereço abacruzeiro.org.br.

Compartilhar é se importar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?