Instituto Uka realiza 1º Festival de Cultura Popular de Lorena e região

Evento na praça Arnolfo Azevedo traz ações artísticas com homenagens a manifestações como moçambique, jongo, congadas e maracatu

Evento na Praça Arnolfo de Azevedo, que contou com moçambique e congadas; Instituto Uka realizará festival (Foto: Reprodução)

Andréa Moroni
Lorena

O próximo domingo (9) será de destaque para a cultura de Lorena. A praça Arnolfo Azevedo será palco para o 1º Festival de Cultura Popular de Lorena e região, um evento realizado pelo Instituto Uka e conta com apresentações e exposições, para alavancar as atividades e artistas regionais.

O idealizador do evento é o escritor e ativista Daniel Munduruku, que fez parceria com o Instituto Dialogare e Espaço ECO’S – Vivências e Integrações e tem apoio da secretaria de Cultura de Lorena. O foco do festival é a valorização das raízes culturais da região.

Na primeira edição será homenageado um dos nomes da cultura popular da cidade, o Metre Bira do Moçambique São Benedito.

Segundo o secretário executivo do Instituto Uka, Raphael Crespo, o festival quer mostrar a força da cultura popular enquanto formadora da identidade local, e fomentar a economia criativa. “A região, que é berço da cultura caipira abriga uma série de manifestações únicas, como o jongo que teve papel na origem do samba carioca, a Festa da Padroeira e a Festa de São Benedito, que reúne congadas e moçambiques de todo Vale do Paraíba paulista e fluminense”.

Crespo destacou ainda que o Vale do Paraíba possui um patrimônio cultural com manifestações artísticas, tradições folclóricas, festas populares e monumentos históricos. “Um evento de cultura popular é oportunidade de proteger e preservar esse patrimônio, promovendo sua visibilidade e conscientizando a população sobre sua importância”.

O evento terá atrações das 15h às 22h, com entrada franca. A programação começa com a feira de artesanato, das 15h às 16h; Capoeira, Maculelê e Samba de Roda – Grupo Guanabara (Lorena); danças populares: 16h às 16h40 Toré Wassu (Guarulhos), 16h50 às 17h20 Associação Cultural Quilombolas do Tamandaré (Guaratinguetá), 17h30 às 18h20 Maracatu no Parque (São José dos Campos); Cortejo- Homenagem ao Mestre Bira, 18h30 às 19h50 Grupo Folclórico e Religioso Moçambique São Benedito de Lorena, Congada Vermelho e Branco (Guaratinguetá); shows: 20h às 21h Valdeck de Garanhuns (Guararema), 21h10 às 22h Dani Lasalvia (São Paulo); 22h30 o encerramento com Daniel Munduruku.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?