Ubatuba decreta situação de emergência devido epidemia de dengue

Cidade praiana registra mais de novecentos casos da doença neste ano; medida facilita aquisição de insumos e contratação de serviços

Trabalho de nebulização nas residências é uma das ações para impedir o avanço de casos da dengue em Ubatuba (Foto: Reprodução PMU)

Lucas Oliveira
Ubatuba

Com 936 casos confirmados neste ano, a Prefeitura de Ubatuba decretou na última quarta-feira (6) situação de emergência por epidemia de dengue. Além da conscientização da população, o Executivo aposta na intensificação de ações de vistoria em imóveis para tentar conter o avanço da doença na cidade litorânea.

O decreto baixado pelo prefeito, Márcio Maciel (MDB), justifica a necessidade da adoção da medida devido ao aumento significativo de casos de dengue registrados entre 1 de janeiro e a última quarta-feira, fato que vem ocasionando um alto fluxo de pacientes em busca de atendimento nas unidades de Saúde da cidade. O documento denota o temor municipal de que a situação se agrave nas próximas semanas devido a previsão de que o clima chuvoso se mantenha, situação que propicia a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.

Segundo o texto assinado por Maciel, o decreto permite a adoção de todas as medidas administrativas, financeiras e orçamentárias necessárias para o combate à epidemia e o atendimento da situação emergencial, em especial a aquisição pública de insumos e materiais, doação e cessão de equipamentos e bens e a contratação de serviços.

Antes de Ubatuba, outras seis cidades da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) já haviam declarado situação de emergência por epidemia de dengue, no caso Caçapava, Guaratinguetá, Jacareí, Pindamonhangaba, Santa Branca e Taubaté.

Devido ao aumento de contaminados e mortos pela dengue em território paulista, o Governo do Estado decretou emergência em saúde pública na última segunda-feira (5). A medida foi anunciada pela equipe do COE (Centro de Operações de Emergências) após São Paulo contabilizar 31 óbitos e o índice de trezentos casos da doença por grupo de cem mil habitantes.

A expectativa estadual é de que a medida garanta em breve a chegada de recursos federais, que serão utilizados pela gestão do governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos), na aquisição de máquinas de nebulização e insumos, contratação de profissionais e na ampliação da capacidade da rede.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?