Estado decreta emergência contra dengue e facilita envio de recursos

Prefeituras da região aguardam novas liberações para amplia e estrutura de atendimento; medida facilita compra de insumos e envio de verba federal

Cuidados com materiais como pneus inutilizados são necessários no combate contra o mosquito (Foto: Reprodução)

Andréa Moroni
RMVale

O aumento de casos e de mortes causados pela dengue levou o Governo do Estado a decretar emergência em saúde pública. A medida foi tomada após o território paulista atingir trezentos casos da doença por cem mil habitantes e confirmar 31 mortes. A decisão foi anunciada pelo COE (Centro de Operações de Emergências).

Com decreto estadual, além do próprio governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos), os municípios podem receber recursos adicionais do governo federal. Em São Paulo, esses recursos serão destinados, prioritariamente, para aquisição de máquinas de nebulização e insumos, contratação de pessoas e ampliação da capacidade da rede.

A RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba) registrou até agora 22.546 casos positivos de dengue. Pindamonhangaba, Guaratinguetá, Taubaté e Jacareí já haviam publicado decreto emergencial devido ao avanço da doença. Cidade com números mais alarmantes, Pinda tem confirmados 4.206 casos. Os bairros com maior infestação são: Ipê, Vila São Benedito, Mantiqueira, Pasim, Araretama e o distrito de Moreira César.

Em Lorena, o número de casos chegou a 740 e a Vigilância Epidemiológica registrou cerca de trezentos atendimentos na Unidade de Hidratação, no Centro de Especialidades 2. O espaço, que fica no número 350 da rua Tupi, na Vila Hepacaré, foi montado para atender pacientes com suspeita de dengue, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h.

Guaratinguetá tem até o momento 1207 casos confirmados. A Prefeitura também disponibilizou um local específico para atendimento de pacientes com dengue: a UBS (Unidade Básica de Saúde) Dr. Oswaldo Cruz, que atende na rua Marcílio Dias, s/n. O trabalho de assistência aos pacientes é de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h.

No Litoral Norte, Ubatuba tem 936 casos confirmados, São Sebastião 361 casos e Caraguatatuba 347 casos.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?