Com bairros alagados e famílias desabrigadas, Soliva decreta situação de emergência em Guará

Com formação do Comando de Operações de Emergência, cidade tem pontos de apoio para a arrecadação de alimentos e produtos de limpeza a pessoas em áreas afetadas pela chuva

Reunião que debateu as condições da cidade e medidas de segurança diante as chuvas (Foto: Divulgação PMG)

Fabiana Cugolo
Guaratinguetá

Após as intensas chuvas que atingiram a região, na últimas terça (20) e quarta-feira (21), Guaratinguetá, uma das cidades mais afetadas com alagamentos e famílias desabrigadas, decretou, nesta quinta-feira (22), situação de emergência nas áreas afetadas. Entre os bairros mais castigados pelas águas estão o Jardim Tamandaré, Pedreira, Engenho D’Água, Campo do Galvão e Beira Rio.

De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura junto à Defesa Civil, no somatório do dia 19 até a madrugada do dia 22, um volume de 169,4 mm de chuva foi registrado no município. Somente nas 24 horas mais críticas, tendo início no final da tarde de quarta-feira, a cidade foi assolada por 102,4 mm de chuvas.

Foi neste dia que o Jardim Tamandaré passou a demandar mais atenção das autoridades por conta da proximidade com a Barragem dos Mottas e da extensão do bairro alagada. A Prefeitura realizou uma reunião na manhã de quinta-feira, no gabinete do prefeito Marcus Soliva (Republicanos), com autoridades e secretários. Após a reunião as autoridades concederam entrevista coletiva à imprensa e anunciaram a criação do COE (Comando de Operações de Emergência), equipe formada por técnicos e autoridades.

Um dos participantes da reunião foi o coordenador regional de Proteção e Defesa Civil, Paulo Roberto Reis, que destacou aos jornalistas o apoio estadual para a cidade. “A Defesa Civil do Estado vai apoiar de forma suplementar o município, a Assistência Social está fazendo todo o levantamento de pessoas desabrigadas ou desalojadas. Aquilo que for de forma suplementar, seja, com cestas básicas, produtos de higiene, colchões, cobertores, então, aí, o Estado vai estar apoiando, nós só estamos aguardando o levantamento do número de pessoas que vão precisar desse apoio”, explicou.

O comandante frisou, também, que será disponibilizado pela Prefeitura a Quadra de Esportes, caso a pessoa esteja desabrigada, sem local para ir. Ainda na manhã de quinta-feira, de acordo com números da Defesa Civil, cerca de setenta pessoas foram resgatadas por conta do volume de água. Ainda de acordo com o órgão estadual, a equipe regional, atua de maneira efetiva no bairro do Tamandaré, em espacial, na remoção de pessoas com mobilidade reduzida.

O decreto publicado pela gestão municipal considerou problemas, como quedas de barreira, alagamentos de casas, perdas de móveis e alimentos, desabastecimento de energia e água potável, além da urgente necessidade de limpeza e manutenção dos locais atingidos.

Com o decreto, a Prefeitura tem autorização para adotar as medidas que julgue necessárias para combater os efeitos dos alagamentos na cidade. A medida autoriza também a desapropriação de imóveis que estejam em área de risco, compra de insumos ou contratação de serviços sem licitação, desde que sejam para atender estas emergências.

A cidade conta com pontos de arrecadação de doações, como, igrejas, a exemplo do Santuário de Frei Galvão, escolas, barracões de escolas de samba, Câmara Municipal e Fundo Social.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?