Sabesp inicia ligações de esgoto em seis bairros de Ubatuba

Obras fazem parte de expansão para beneficiar mais de 13 mil moradores e visitantes

Funcionários durante trabalho em bairros de Ubatuba para a ligação de esgoto; quase R$ 22 milhões investidos (Foto: Divulgação Sabesp)

Jessica Alves
Ubatuba

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) deu início, na última semana, a obras de ligação de esgoto em seis bairros de Ubatuba. As instalações foram iniciadas após a ampliação da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto ) Itaguá, beneficiando no primeiro semestre do ano cerca de 3,3 mil imóveis e 13,5 mil pessoas, contando moradores e população flutuante.

Como parte da primeira etapa da obra, a ampliação abrange consecutivamente os bairros Estufa 1, Estufa 2 (de forma parcial), Itaguá (parcial), Jardim Carolina, Samambaia e Marafunda (parcial), notificando os moradores sobre a previsão de término dos serviços e os instruindo para realizar o pedido de ligação de esgoto.

Com investimento aproximado de R$ 21,8 milhões, em recurso da própria Sabesp, a expansão da ETE Itaguá prevê a coleta de esgoto em outros bairros da cidade por meio da ampliação do sistema de coleta da região central, contemplando o emissário terrestre (sistema de esgotamento sanitário) já instalado na avenida Iperoig e a execução da nova Estação Elevatória de Esgotos, localizada na rua Tamoios, do bairro Barra da Lagoa. A obra pretende ainda aumentar o índice de cobertura do esgoto coletado, passando de 55% para 62%, e sendo ele 100% tratado.

Atendendo as quatro cidades do Litoral Norte, a companhia enfrenta constantes críticas da população. Nas redes sociais da Prefeitura de Ubatuba, os moradores relatam que muitos bairros ainda sofrem com a falta de água e estrutura de esgoto, como o Figueira, Horto e Perequê-Açu. Uma das demandas dos internautas, frente a divulgação de ações que a Sabesp vem realizando é a transparência do serviço por meio da divulgação de um cronograma de obras.

Outro problema relatado em fóruns online, como “Reclame Aqui”, é a interrupção do abastecimento em períodos de chuva. Frente às críticas e os problemas enfrentados, a expectativa é de que as obras de expansão possam suprir as demandas existentes e prestar a devida assistência aos moradores da cidade.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?