Polícia Civil e EDP descobrem ligações irregularidades de energia elétrica em hotéis em Aparecida

Concessionária estima que fraude de estabelecimentos podem ter desviado cerca de R$ 100 mil; responsáveis são presos

Prédios comerciais em Aparecida; fraudes são constatadas em medidores de energia em hotéis da cidade (Foto: Arquivo Atos)

Da Redação
Aparecida

Dois hotéis de Aparecida foram flagrados com alterações nos medidores de energia. A condição foi encontrada durante operação conjunta entre a Polícia Civil e técnicos da EDP (concessionária que presta serviços na região), na quarta-feira (2), que realizou inspeção na rede hoteleira da cidade para verificar indícios de furto de energia.

Os peritos descobriram as fraudes nos medidores, constatando que parte da energia consumida não era paga pelos estabelecimentos. A Polícia e a concessionária estimam que os hoteis tenham desviado pelo menos R$ 100 mil.

A operação encaminhou os responsáveis pelos estabelecimentos à delegacia. Eles responderão por furto de energia, crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Eles devem arcar ainda, segundo regra da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), com a cobrança de toda energia não faturada durante o período da irregularidade e o custo administrativo.

Não é somente a concessionária que tem prejuízo com o furto de energia elétrica. De acordo com a Aneel, a tarifa de energia abrange também as perdas elétricas e o custo da energia usada irregularmente, ou seja, o valor com a perda é parcialmente repassado aos usuários da rede.

As fraudes podem ainda provocar sobrecarga na rede elétrica, gerando prejuízo para a população com a falta do fornecimento, com danos aos equipamentos elétricos e queda na qualidade da energia.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?