Professores e funcionários das Etecs da RMVale anunciam greve da categoria

Trabalhadores protestam por falta de diálogo com o Governo do Estado e pedem melhoria salarial, de infraestrutura e contratações

Fachada da Fatec de Cruzeiro; sindicato e professores aderem a greve que terá início na próxima terça-feira (Foto: Reprodução)

Andréa Moroni
RMVale

Professores e funcionários das Etecs (Escolas Técnicas) e Fatecs (Faculdades de Tecnologia) do Centro Paula Souza na região devem aderir à greve da categoria em todo o estado, a partir de terça-feira (8). O Sinteps (Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza) realizou assembleia geral, na última quarta-feira (2), e aprovou a paralização por tempo indeterminado.

Na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte), as Etecs de Lorena, Cruzeiro, Cachoeira Paulista, Caraguatatuba, Taubaté e São José dos Campos já comunicaram a adesão à greve.

O sindicato, que acusa o governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) de falta de diálogo, apontou quatro itens principais que motivaram a greve da categoria: a desvalorização salarial, condições precárias de trabalho, o desmonte da educação técnica, a falta de infraestrutura adequada e equipamentos técnicos atualizados, além da falta de profissionais.
“A decisão da categoria em entrar em greve por prazo indeterminado é uma medida que representa a gravidade da situação que estamos enfrentando como trabalhadores da educação profissional, técnica e tecnológica pública do Estado de São Paulo. A greve é o último recurso para buscarmos a valorização que merecemos”, afirmou o sindicato em nota.

Sobre a questão salarial, o órgão afirma que o reajuste oferecido pelo governo de 6% não resolve a defasagem dos salários da categoria. “Nossa política salarial (definida pela Cruesp – Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas) vem sendo desrespeitada; ao longo dos anos, temos enfrentado uma crescente defasagem salarial, o que resulta em perdas significativas em nosso poder de compra”.

Debate – Em nota envida a redação do Jornal Atos, o Centro Paula Souza informou que “permanece aberto ao diálogo com o sindicato. A instituição reforça seu compromisso em oferecer educação profissional pública de qualidade, sendo reconhecida pelo desempenho de seus alunos em avaliações nacionais e internacionais e pela empregabilidade de seus egressos”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?