Estado entrega usina móvel de reciclagem de resíduos para municípios do Vale Histórico

Consórcio Novo Vale passa a ficar responsável pela operação da máquina em ações da região; grupo amplia número de cidades participantes

Entrega do maquinário de reciclagem de resíduos de construções; Estado investiu R$ 3,2 milhões (Foto: Divulgação Novo Vale)

Andréa Moroni
RMVale

Os municípios que compõem o Consórcio Novo Vale terão à disposição a Usina Móvel de RCC (Reciclagem de Resíduos da Construção Civil), doada pela secretaria Estadual do Meio Ambiente e entregue durante reunião realizada em Queluz, na última quinta-feira (20), com a presença do vice-governador Felício Ramuth (PSB).

O Consórcio Novo Vale é composto por nove municípios, sendo sete do chamado Vale Histórico (Arapeí, Areias, Bananal, Cruzeiro, Lavrinhas, Queluz, São José do Barreiro e Silveiras) e adesão em fase de conclusão de mais oito municípios do Vale da Fé (região de Guaratinguetá). O presidente do Consórcio é o prefeito de São José do Barreiro, Lê Braga (PSD).

A Usina Móvel de RCC teve investimento do Governo do Estado no valor de R$ 3,2 milhões. “A usina é um avanço significativo no tratamento adequado dos resíduos da construção civil, promovendo a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da região”, explicou Braga.

A usina ficará estacionada em São José do Barreiro e será administrada pelo consórcio. “A operação será feita de acordo com as demandas dos municípios, que deverão fazer o acúmulo dos resíduos para que a usina possa fazer o tratamento do material. Depois de tratados, os resíduos podem ser usados nas estradas rurais e na construção civil”, informou o presidente.

Segundo Lê Braga, o foco do Consórcio Novo Vale é melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população. “Começamos com a entrega do Centro de Hemodiálise em Cruzeiro. O outro é a regionalização do SIM (Serviço de Inspeção Municipal) para que o pequeno produtor e o agricultor familiar possa vender seus produtos não só no município, mas na região”.

Fundado em 2021, o Consórcio Novo Vale atua na gestão pública de forma regionalizada, concentrando esforços para o desenvolvimento sustentável em todas as áreas. A ampliação dos municípios participantes é uma aposta do órgão para obter maior representatividade e capacidade de implementar políticas públicas efetivas para o bem-estar de toda a região.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?