Saae de Aparecida inicia instalação de containers subterrâneos para coleta de resíduos

Missão da nova iniciativa é qualificar a estética urbana e aliviar o trânsito na região central da cidade

Contêineres instalados em São Bento do Sul-SC, no mesmo sistema que será implantado em Aparecida (Foto: Reprodução)

Marcelo Augusto dos Santos
Aparecida

O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Aparecida iniciará no próximo mês a instalação de 15 containers subterrâneos em pontos estratégicos das regiões centrais da cidade. O investimento para a implementação desse novo sistema de coleta de resíduos é estimado em R$ 700 mil, de acordo com informações da autarquia.

A iniciativa, que visa aprimorar o aspecto arquitetônico da cidade e suavizar os incômodos causados pelo mau cheiro proveniente das lixeiras convencionais, foi inspirada em um modelo semelhante, já adotado em Florianópolis-SC.

Os containers subterrâneos, feitos de aço inoxidável, serão instalados abaixo do nível do piso, contendo três bocas para o descarte dos resíduos, seguindo o padrão atual de coleta. Com capacidade para armazenar até três mil litros de lixo, a solução proposta não requer eletricidade e é acionada pelos caminhões coletores por meio de pistões hidráulicos.

O diretor do Saae, Júlio Ferraz, ressaltou que a novidade promete proporcionar não apenas uma estética mais agradável para a cidade, mas atenderá às necessidades práticas da coleta de resíduos. “Os containers subterrâneos serão distribuídos em locais estratégicos, como na praça de São Benedito, na praça Nossa Senhora Aparecida e na feira, com a possibilidade de ampliação para outros pontos de grande concentração de resíduos, como a rua Vereador Joaquim de Souza Nunes”, destacou Ferraz.

A empresa responsável pela implementação do projeto já foi contratada, e a instalação dos containers tem previsão de início para o início de fevereiro. O diretor do Saae enfatizou ainda a relevância da medida para a melhoria da qualidade ambiental e do bem-estar dos munícipes e turistas.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?