Cachoeira debate Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Planejamento é base para criação das políticas com foco na gestão de resíduos para os próximos vinte anos

Praça Prado Filho, em Cachoeira; cidade faz audiência pública para tratar gestão de resíduos sólidos (Foto: Arquivos Atos)

Thales Siqueira
Cachoeira Paulista

O debate sobre o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos em Cachoeira Paulista ganhou força nas últimas semanas. No último dia 30, a Prefeitura realizou uma audiência pública, na Câmara, com o intuito de debater as propostas.

O encontro contou com a presença da secretária de Governo, Patricia Andrade, representando o prefeito Antônio Carlos Mineiro (MDB), o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Fábio Ribeiro, o diretor de Meio Ambiente, Willinilton Portugal, e vereadores. Moradores, empresários, entidades, autoridades e estudantes também participaram do encontro.

Durante a audiência pública foi apresentada a versão preliminar do plano juntamente com os dados levantados pelos relatórios de diagnóstico e prognóstico. A população pode dar suas sugestões e opiniões durante a audiência.

“A versão preliminar ficou disponível para consulta pública por vinte dias, a fim de colher o maior número de sugestões”, contou Portugal, que destacou ainda que as sugestões apresentadas serão inseridas e “será concretizado o respectivo plano, com a emissão da versão final que orientará as políticas públicas na gestão de resíduos para os próximos vinte anos”.

Segundo o diretor de Meio Ambiente, a elaboração do plano é essencial já que o documento é condição para os municípios terem acesso a recursos da União, destinados a empreendimentos e serviços relacionados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos. O projeto também é importante para que Cachoeira consiga ter uma política pública de gestão de resíduos pautada na responsabilidade ambiental.

Entre as ações propostas pelo programa, estão a ampliação da utilização de contêineres para a coleta de RSD (resíduos sólidos domiciliares), fornecimento de veículo para a coleta seletiva, implantação da tritura dos resíduos de poda e capina, aproveitamento energético dos RSU (resíduos sólidos urbanos) e a elaboração de um plano contínuo de educação ambiental e comunicação.

Ainda de acordo com Portugal, a presença dos alunos na audiência é importante, pois a secretaria de Meio Ambiente já vem trabalhando em conjunto com a secretaria de Educação na criação de políticas públicas ambientais. “Já tive a visita de alunos na diretoria fazendo questionamentos sobre o tema, outros com ideias para desenvolvimento de aplicativos sobre políticas de resíduos que estão pensando em desenvolver”, comemorou.

O próximo passo é a elaboração da versão final do documento e a votação para a transformação do plano em uma lei municipal.

Atualmente, os resíduos sólidos urbanos são coletados por empresas terceirizadas e destinados ao aterro sanitário da empresa VSA (Vale Soluções Ambientais). O espaço atende ainda mais vinte cidades, sendo 15 do estado de São Paulo e cinco do Sul de Minas Gerais.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?