Cooperativa inicia serviço de coleta seletiva em Ubatuba

Prefeitura projeta recolhimento de quatrocentas toneladas de materiais recicláveis; terceirizada divulga cronograma do serviço

Recolhimento de resíduos recicláveis em Ubatuba; coleta seletiva volta a funcionar na cidade (Foto: Divulgação CMU)

Lucas Oliveira
Ubatuba

Antiga reivindicação de ambientalistas, o serviço de coleta seletiva foi implantado no último fim de semana em Ubatuba. A expectativa municipal é de que sejam recolhidas anualmente quatrocentas toneladas de materiais recicláveis.

Contratada pela Prefeitura para gerir o serviço de coleta seletiva, a Cooperativa de Catadores Coco & Cia desde a última sexta-feira (3) atua pela cidade no recolhimento de diversos tipos de objetos reaproveitáveis, como embalagens plásticas e de papelão, latas de alumínio, garrafas plásticas e de vidro, papel e tampas plásticas. Apesar de não revelar o valor do contrato firmado com a terceirizada, o Executivo informou que ela será paga através de recursos arrecadados por meio da TPA (Taxa de Preservação Ambiental), instituída em 8 de fevereiro e que é cobrada de turistas, que dependendo da capacidade de ocupantes de seus veículos pagam diariamente de R$ 3,50 a R$ 92.

O início do serviço de coleta seletiva ocorreu pouco menos de um mês após a Câmara aprovar um projeto que autorizou a Prefeitura a ceder à cooperativa Coco & Cia um terreno de 2.142 m², no bairro Ipiranguinha, para o depósito dos materiais recicláveis recolhidos. Atendendo ao pedido do Executivo, o Legislativo concedeu aval também para a cessão à terceirizada de uma prensa hidráulica enfardadeira de 25 toneladas, uma esteira elétrica para triagem do material recolhido e ainda um caminhão exclusivo para coleta.

Uma das apostas municipais para a redução da poluição do mar e das praias de Ubatuba, a implantação do serviço busca contribuir para a diminuição no aterro sanitário do descarte de resíduos que poderiam ser reaproveitados.

Cronograma – Em um comunicado divulgado no último fim de semana, a Cooperativa de Catadores Coco & Cia solicita que a população contribua com a coleta seletiva. A terceirizada orienta os moradores a colocarem os materiais recicláveis em sacos azuis, e não pretos, e deixá-los na porta de suas casas.

A cooperativa divulgou ainda o cronograma de coleta dos objetos reaproveitáveis. Às segundas-feiras, os coletores percorrerão os bairros Barra Seca, Perequê-Açu, Sumidouro e Taquara. Já às terças-feiras, eles atuarão nos bairros Ipiranguinha, Sumaré, Jardim Carolina, Jardim Samambaia, Marafunda, Parque dos Ministérios e Praia Grande. Nas quartas-feiras, serão recolhidos os materiais recicláveis nos bairros Acaraú, Barra da Lagoa, Itagúa, Parque Guarani, Parque Vivamar, Lagoa, Tenório e Vermelha do Centro. Já às quintas-feiras, os profissionais estarão nos bairros Estufa I, Estufa II e Pedreira. Nas sextas-feiras, o caminhão coletor passará pelos bairros Centro, Ilhas dos Pescadores e Ressaca.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?