Defesa Civil e prefeituras acompanham áreas atingidas por fortes chuvas em Caraguá e Ubatuba

Tempestades deixam famílias desalojadas e moradias são interditadas por tempo indeterminado; cidades sofrem com alagamentos, deslizamento de terra e queda de arvores

Defesa Civil durante atendimento de ocorrências; temporada de chuvas castiga cidades (Foto: Divulgação PMC)

Lucas Oliveira
RMVale

As fortes chuvas que atingiram o Litoral Norte no último fim de semana causaram diversos estragos em Caraguatatuba e Ubatuba. Enquanto na primeira cidade, quatro moradores foram retirados de casa devido ao risco de deslizamento de terra, na outra, uma família teve que abandonar o lar após ele ser invadido pela água. Além do Litoral, outras cidades da região registraram problemas.

Segundo a Defesa Civil de Caraguá, as tempestades que castigaram o município entre a noite do último sábado (20) e a manhã do último domingo (21) geram transtornos nos bairros Benfica e Estrela D´Alva, que ficam na região central. No primeiro bairro, os técnicos do órgão constataram que o alto volume e a força da chuva fizeram com que uma área, que abriga duas casas, passasse a correr o risco de registrar deslizamentos de terra. Como precaução, a Defesa Civil interditou, por tempo indeterminado, os dois imóveis, sendo que apenas um deles era habitado. A família que morava na referida residência, composta por dois adultos e duas crianças, foi encaminhada para a casa de amigos.

Já no Estrela D´Alva, a Defesa Civil registrou o deslizamento de terra e a queda de uma árvore de médio porte em uma via, que não teve seu nome divulgado. Os técnicos do órgão, que não precisaram interditar imóveis no local, seguem nesta segunda-feira (22) monitorando o trecho.

Segundo o boletim do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), Caraguá registrou no último fim de semana o acumulado de quarenta milímetros de chuva.

Em Ubatuba, as tempestades ocorridas entre a última sexta-feira (19) e o último domingo provocaram alagamentos em diversos pontos da cidade. Segundo a Defesa Civil de Ubatuba, o local mais afetado foi a avenida Rio   Grande do Sul, no bairro Umuarama, que segue interditada nesta segunda-feira e onde uma casa foi invadida pela água, o que obrigou seus moradores a abandoná-la. A família, formada por um casal de idosos e três crianças, foi levada para a casa de parentes, onde permanecerá por tempo indeterminado.

As outras duas vias que continuam interditadas nesta segunda-feira devido a alagamentos críticos são as ruas Goiás, no bairro Perequê-Açu, e a Pará, no bairro Lagoa. Apesar de a água tomar conta dos locais, nenhum morador precisou ser retirado de casa.

Já a estrada Monte Valério, via de acesso ao bairro Rio Escuro, ficou interditada para o tráfego de veículos entre a noite do último domingo e o início da manhã desta segunda-feira devido à queda de uma árvore de grande porte.

De acordo com a Prefeitura, alguns pontos de Ubatuba registraram cerca de cem milímetros de chuva no último fim de semana. A previsão climática aponta que a cidade deverá enfrentar novas chuvas até o fim da próxima quarta-feira (24). Buscando evitar tragédias, a Defesa Civil segue monitorando áreas de risco.

Mais chuvas – Na noite da segunda-feira (22), chuvas e ventos voltaram a causar estragos pela região. Um dos destaques foi Cruzeiro, que registrou ruas cheias e até mesmo problemas no Pronto Atendimento, que chegou a parar os serviços. A galeria de água pluvial não comportou a drenagem.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?