Cerificado do Estado destaca ações ambientais em Guará, Lorena e Cachoeira

Programa Município Verde Azul tem o objetivo de alinhar as ações ambientais com apoio às prefeituras

Mudas plantadas em área utilizada para despejo de lixo, ; cidades são premiadas por preservação ambiental (Foto: Reprodução PML)

Andréa Moroni
RMVale

O Governo de São Paulo entregou, na última terça-feira (19), certificações a 280 municípios no nono ciclo do Programa Município Verde Azul. Na região, Guaratinguetá, Lorena e Cachoeira Paulista estão entre as cidades contempladas, após apresentarem ações com foco nos cuidados com o meio ambiente.

O programa tem o objetivo de alinhar a gestão ambiental do Estado e prefeituras, oferecendo capacitações e apoio técnico aos municípios. As ações são organizadas em dez diretivas em temas estratégicos como governança ambiental; avanço na sustentabilidade; educação ambiental; uso do solo; gestão das águas; esgoto coletado e tratado; resíduos sólidos; qualidade do ar; arborização urbana e biodiversidade.

A secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística distribuiu as certificações nas categorias certificado, qualificado 1 e qualificado 2, conforme a pontuação obtida em grupos de acordo com a população de cada município.

Guaratinguetá foi classificado na categoria qualificado 2. Segundo o prefeito Marcus Soliva (Republicanos), a premiação foi possível devido à implementação de projetos voltados para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável nos últimos anos.

Ele destacou que a Prefeitura tem trabalhado forte com ações voltadas ao meio ambiente. “Podemos destacar o plantio de mais de 216 mil árvores desde 2017, distribuídas mais de cem mil mudas de espécies nativas do bioma Mata Atlântica, através do Viveiro Municipal, a Saeg que anunciou investimentos de R$ 15,7 milhões para expansão no tratamento de esgoto até 2024; criado o Disque Cata Bagulho; cerca de quatro toneladas de resíduos recicláveis foram recebidas no Drive-thru Ambiental. E foi criada a Lei 5.566, que institui a Política Municipal de Educação Ambiental”, frisou.

Lorena foi destaque também na categoria Qualificado 2 por seu comprometimento com as questões ambientais. Representada no evento pelo secretário de Meio Ambiente, Samuel de Melo, a cidade tem focado ações que possibilitaram a certificação. “Nós temos 99% do esgoto da cidade tratado. A coleta de lixo é feita em 100% dos bairros, coleta seletiva, programa Menos Lixo Mais Verde com pontos regulares para descarte regular de lixo, plantio de trinta mil mudas na cidade e educação ambiental nas escolas”.

O prefeito Sylvio Ballerini (PSD) ressaltou a importância do reconhecimento. “Essa certificação é fruto de um esforço conjunto da Prefeitura para a promoção de um futuro mais sustentável para Lorena. Temos investido no reflorestamento, recuperação de nascentes, compra de equipamentos e muitas outras frentes”.

Cachoeira Paulista – A cidade também recebeu a certificação Qualificado 2. O prefeito Antônio Mineiro (MDB) comemorou a certificação. “Estamos trabalhando fortemente nas políticas públicas relacionadas ao meio ambiente e a sustentabilidade.

Segundo Mineiro, a participação de Cachoeira no Município Verde Azul abre novas portas para obtenção de recursos junto ao Governo do Estado na área. “Seguimos empenhados para trazer melhor qualidade de vida e um meio ambiente equilibrado para nossa população”.

O diretor de Meio Ambiente, Willinilton Portugal, citou algumas ações realizadas pela Prefeitura que possibilitaram a certificação. “Instituição da lei de corte e podas de árvores; programa de educação ambiental nas escolas; criação de Ecopontos para descarte de pilhas, lâmpadas, baterias; desassoreamento dos rios”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?