Ubatuba amplia Atividade Delegada para combater crimes ambientais

Ação com policiais ambientais reforçam operações de fiscalização a partir da próxima semana; Prefeitura tenta evitar degradação de preservação

Agentes durante resgate de tartaruga marinha; aumento de efetivo busca combater crimes ambientais (Foto: Reprodução Polícia Ambiental)

Lucas Oliveira
Ubatuba

A Prefeitura de Ubatuba anunciou nesta terça-feira (14) que contribuirá para o aumento do efetivo da Polícia Militar Ambiental na cidade através da ampliação do programa Atividade Delegada. A medida possibilitará que o Município contrate profissionais de folga para reforçarem as ações de combate a crimes contra a natureza.

De acordo com o Executivo, o convênio de ampliação do programa foi firmado na tarde da última segunda-feira (13) pelo prefeito, Marcio Maciel (MDB), e o comandante da 3ª Companhia do 3º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, Carlos Magno, durante reunião na sede da Prefeitura. O encontro contou também com as presenças do secretário de Meio Ambiente, Guilherme Penteado, e do secretário adjunto de Segurança Pública e Defesa Social, Almir Rogério Feliciano.

O acordo garante que diariamente de um a oito policiais ambientais de folga atuem na cidade no combate a crimes contra a fauna, flora, praias, rios e o mar. O número de contratados variará semanalmente de acordo com a necessidade constatada pela Prefeitura.

Em nota divulgada em seu site oficial, a Prefeitura informou que os contratados começarão a participar de ações de fiscalização na semana que vem. Inicialmente, os profissionais combaterão invasões e degradações em áreas de risco e de preservação ambiental.

A cidade praiana desde 2018 mantém parceria com a PM, por meio de autorização da secretaria de Segurança Pública do Estado, para o funcionamento da Atividade Delegada, que possibilita a atuação de até 18 profissionais aos fins de semana e feriados.

A reportagem do Jornal Atos solicitou à Prefeitura de Ubatuba informações sobre o valor do investimento destinado a ampliação da Atividade Delegada e também dados sobre crimes ambientais registrados este ano na cidade, porém nenhuma resposta foi encaminhada até o fechamento desta edição.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?