Para conter a violência, Lorena retoma Atividade Delegada

Policiais militares contratados pelo Município reforçam a segurança na cidade; programa é reativado após dois anos

 

Policial militar atua em atendimento de homicídio registrado em Lorena; cidade volta a apostar na Atividade Delegada (Foto: Arquivo Atos)

Da Redação

Lorena

 

Sexta cidade da região com mais vítimas de assassinato no ano, Lorena ganhou recentemente um reforço no setor da Segurança Pública. Intensificando o combate à criminalidade, a atuação de policiais militares contratados através do programa Atividade Delegada ampliou o contingente da corporação na cidade.

Firmado em 3 de maio pela Prefeitura de Lorena e pelo comando do 23º BPMI (Batalhão da Polícia Militar do Interior), o convênio da Atividade Delegada possibilita que o Município contrate de três a sete PM´s de folga para reforçar o efetivo diário da corporação na cidade. Com um teto de R$ 2,604 milhões, o contrato, válido até o início de maio de 2027, garantiu a reativação do programa na cidade, que não contava com ele desde 14 de junho de 2020.

De acordo com o secretário de Segurança Pública de Lorena, Alfredo Pereira, a primeira “missão” dos contratados foi atuar na tradicional Festa da Padroeira, realizada entre os últimos dias 6 e 15 na região central da cidade. Para o chefe da pasta, a presença dos sete PM´s da Atividade Delegada contribuiu para o sucesso do esquema de segurança do evento, que não registrou nenhuma ocorrência grave.

O chefe da pasta explicou também que atualmente a maioria dos profissionais se concentra em ações de abordagem a suspeitos e de patrulhamento pela cidade. Simultaneamente, um dos PM´s atua no monitoramento de câmeras de segurança do COI (Centro de Operações Integradas).

Pereira apontou ainda os benefícios gerados pela reimplantação da Atividade Delegada no município. “Além de efetivamente auxiliar no combate à criminalidade, o aumento do efetivo policial contribui para uma maior sensação de segurança na cidade. Podendo futuramente variar de acordo com a necessidade, a média atual de contratados atuando diariamente é de seis PM´s. Estamos muito felizes com a retomada desse programa, que vem impactando positivamente nas ações de segurança tanto na região central como nos bairros mais afastados”.

A reimplantação da Atividade Delegada é uma das apostas da atual gestão municipal, comandada pelo prefeito Sylvio Ballerini (PSDB), para tentar conter o aumento de assassinatos na cidade, que nos primeiros sete meses deste ano teve vinte moradores mortos. O montante supera em 150% o do mesmo período do ano passado, que foi de oito casos de acordo com o levantamento da SSP (secretaria de Segurança Pública do Estado).

O número coloca a cidade com a sexta com mais vítimas de assassinatos na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte), ficando atrás apenas de São José dos Campos (31), Pindamonhangaba (24), Taubaté (24), Caraguatatuba (23) e Cruzeiro (23).

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?