Faltas em exames e consultas segue prejudicando Saúde de Potim

Mais de quatrocentos pacientes não comparecem a procedimentos médicos em julho; Prefeitura pede apoio da população para solucionar o problema

UBS de Potim; ausências injustificadas em exames e consultas sobrecarrega sistema da cidade (Foto: Arquivo Atos)

Da Redação
Potim

A Prefeitura de Potim registrou em julho um alto número de abstenções em exames e consultas agendadas no SUS (Sistema Único de Saúde). As faltas injustificadas dos pacientes, recorrente neste ano, vêm prejudicando o planejamento da secretaria de Saúde e afetando outros usuários.

Em um apelo publicado nas redes sociais na última sexta-feira (11), a Prefeitura de Potim solicita que os moradores não faltem em procedimentos agendados nas ESF´s (Estratégias de Saúde da Família). Segundo o Executivo, as posteriores remarcações estão sobrecarregando o sistema e, consequentemente, gerando atraso no atendimento à demanda. Segundo dados da secretaria de Saúde, em julho foram contabilizadas 432 faltas em exames e consultas. Representando 39% do montante, a abstenção em consultas com médico clínico geral atingiu a marca de 169 registros. As 263 demais ausências são referentes à coleta de exames (162), consultas com médico pediatra (55) e exames de ultrassom (46).

Procurada pela reportagem do Jornal Atos, a secretária de Saúde de Potim,

Rodinéia Paixão, descreveu os transtornos causados pelas abstenções e apontou a principal ferramenta utilizada pelo Município para tentar sensibilizar os pacientes. “Constantemente divulgamos o ‘faltômetro’ nas redes sociais da Prefeitura, justamente como uma forma de alerta e para que a população veja que somos uma via de mão dupla. Temos que fornecer as vagas e precisamos que as pessoas compareçam”, ressaltou a secretária. “Quando faltam, toda a nossa agenda é prejudicada, pois como a pessoa não avisa, não conseguimos colocar outro paciente no lugar, e ao mesmo tempo, aquela pessoa continua precisando do serviço, então ela volta para a fila. Ou seja, o horário ficou vazio, e ainda existem pacientes precisando”.

Rodinéia fez ainda um apelo à população. “Sabemos que imprevistos acontecem, mas caso não dê mesmo para comparecer, avise-nos. Dá um pulinho aqui na secretaria de Saúde, ou na ESF do bairro que a gente consegue remanejar os pacientes e assim o horário não é perdido. Infelizmente nosso sistema ainda não dá conta de fazer confirmações por telefone, até porque são muitos pacientes”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?