Abstenção de 35% em exames e consultas preocupa secretaria de Saúde de Pinda

Número de faltas em procedimentos agendados tem sido um dos principais problemas para a administração da rede pública

Centro de Saúde em Pindamonhangaba; cidade tenta reduzir filas e sofre com absteismo na rede pública (Foto: Bruna Silva)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

A secretaria de Saúde de Pindamonhangaba é mais uma da região a enfrentar um grande problema recorrente: a alta taxa de abstenção em consultas e exames agendados no SUS (Sistema Único de Saúde). A ausência de usuários prejudica o funcionamento adequado do atendimento da rede pública.

O absenteísmo é o processo em que há falta ou atraso injustificados em consultas e exames, o que causa o atraso do calendário e afeta o acolhimento de moradores que aguardam pelo atendimento médico.

Os dados apontam que a taxa de ausência é 35% na cidade. Mas os números oscilaram, ao longo de 2022, entre 25% e 40% dependendo da unidade de saúde e do atendimento a ser realizado, como consulta com clínico geral ou especialista.

Por esta razão, a pasta responsável emitiu um alerta para que a população evite faltar em procedimentos agendados. Em caso de desistência ou impossibilidade de comparecimento, a orientação é que comunique à Saúde. “A presença da população na data agendada para exames ou consultas é muito necessária. Ao analisar os índices de faltas não justificadas, se observa prejuízo para a população, Prefeitura e profissionais da saúde, já que atrasa o agendamento de outros pacientes e consome o tempo de todos”, destacou a responsável, Ana Cláudia Macedo.

Ela destacou ainda que a ausência prejudica o atendimento no dia da consulta e do exame, além de acarretar problemas e falhas no sistema de saúde, porque alteram o planejamento e geram “filas de espera desnecessárias”.

A expectativa é que os moradores colaborem para que os índices sejam reduzidos. Dessa forma, o Município espera apresentar a capacidade de oferta de serviços criando uma rede de assistência em saúde muito mais eficaz.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?