Cachoeira ganha Delegacia de Polícia Móvel para combate à violência contra a mulher

Base móvel passa a atender uma vez por mês na cidade; projeto itinerante atende municípios que não possuem delegacia específica de defesa da mulher

Delegacia de Polícia Móvel de Cachoeira Paulista; cidade recebe unidade para auxiliar em casos de violência de gênero (Foto: Reprodução PMCP)

Thales Siqueira
Cachoeira Paulista

O combate à violência contra a mulher em Cachoeira Paulista ganhou o reforço de mais uma ferramenta. Durante evento da campanha “Agosto Lilás”, realizado pela Prefeitura na última terça-feira (15), foi lançado o projeto do Núcleo de Orientação às Vítimas de Violência. Foi inaugurado também o serviço da Delegacia de Polícia Móvel, da Polícia Militar, que será exclusiva para tratar da violência de gênero contra a mulher.

Segundo a secretária de Assistência Social, Alexandra Pereira, atualmente, os maiores crimes contra as mulheres são de violência física, psicológica e patrimonial. “A Delegacia Móvel oferece às mulheres vítimas de violência mais um lugar onde elas possam ser acolhidas, orientadas e atendidas, proporcionando a elas o seu direito já que muitas vezes elas sofrem violência e não têm acesso às políticas públicas de defesa”

A Delegacia Móvel é um projeto itinerante que tem como objetivo atender os municípios que não possuem uma delegacia específica de defesa da mulher.  Os atendimentos realizados pela base móvel devem acontecer uma vez por mês no município.
“Através de dados que já temos sobre a violência doméstica iremos levar para os bairros inicialmente com maior demanda”, destacou Alexandra.

Ainda de acordo com Alexandra, o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) também oferta a orientação e acompanhamento das mulheres vítimas de violência na área da psicologia e assistência social, além de realizar ações socioeducativas e de prevenção nos bairros.

A reportagem do Jornal Atos questionou a secretaria sobre a quantidade de denúncias de feminicídio que foram realizadas nos últimos anos no município, mas eles não possuem esse tipo de dado.
“Estamos trabalhando para a estruturação através da Vigilância Socioassistencial da sistematização da secretaria e também dos serviços de assistência social, pois somente agora estamos fazendo a territorialização e o diagnóstico do nosso município. Era algo inexistente até o início da atual gestão”, frisou a secretária.

Conselho – Com o intuito de fortalecer as políticas públicas de direitos das mulheres em Cachoeira Paulista, um projeto de lei do Executivo para instituir o Conselho Municipal do Direito da Mulher foi encaminhado para a Câmara. O projeto foi lido na sessão realizada ontem e deve ser votado nas próximas semanas.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?