Sete cães são encontrados mutilados em canil em Pinda

Proprietário é preso por maus-tratos e multado em R$ 21 mil; animais tiveram as orelhas e caudas parcialmente decepadas

Cão encontrado com mutilações em canil em Pindamonhangaba; proprietário é preso e atuado (Foto: Reprodução PA)

Da Redação
Pindamonhangaba

Acusado de cometer maus-tratos contra sete cães, um homem foi preso na tarde da última quarta-feira (16) em Pindamonhangaba. A Polícia Militar Ambiental constatou que os animais tiveram as orelhas e as caudas mutiladas.

De acordo com o boletim de ocorrência, a denúncia, feita pela médica veterinária da Defesa Animal de Pinda, dra. Fernanda Mussi, levou equipes da Polícia Militar Ambiental e da Defesa Civil de Pinda a se depararam com os cachorros com caudas e orelhas parcialmente decepadas durante uma fiscalização em um canil no bairro Jardim Regina. Os cães são da raça Cane Corso.

Segundo a veterinária, mutilações desta natureza são consideradas crime no Brasil. “Tal procedimento acarreta diversos prejuízos aos animais, além de serem muito dolorosos”, explicou a veterinária, que lembrou ainda que a Lei 9605/ 98 de Crimes Ambientais é bem clara quanto à prática de mutilação por motivo fútil (estético) em animais. “O CFMV também se posicionou através das Resoluções de 2007 e 2018, inclusive penalizando o Médico Veterinário que executa a conchectomia e caudectomia sem indicação clínica. Nosso trabalho é de alerta e educação constantes para servir de exemplo à população”, comentou.

Questionado, o proprietário do imóvel alegou que adquiriu os cães da raça cane corso de vendedores dos países europeus Hungria, Itália e Sérvia, sendo que não sabia que era proibido pela lei brasileira a importação de animais mutilados.

Segundo a Polícia Militar Ambiental, um dos cachorros apresentava ainda um ferimento no olho esquerdo.

Preso, o proprietário do canil foi encaminhado à Delegacia de Pinda e autuado em R$ 21 mil pela prática de maus-tratos contra animais domésticos. A Polícia Civil de Pinda iniciou apuração sobre a versão apresentada por ele de que os cães foram comprados já mutilados. Enquanto o homem permanece à disposição da Justiça, os animais seguem no canil, recebendo acompanhamento veterinário por parte do Munícipio.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?